Também quero ser escravo

O que é trabalho escravo? Esta semana fomos "brindados" com a declaração de uma ministra de estado querendo receber dos cofres públicos um vencimento bruto de R$ 61,4 mil porque queria acumular o salário de desembargadora aposentada com a de Ministra. O pior não é isso , a Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois (PSDB) … Continuar a ler Também quero ser escravo

Gestão por radar

Na gestão por radar você antecipa os problemas e encontra soluções. Todo mundo já viu um radar, mesmo que seja em filme. O primeiro radar surgiu em 1904 e foi inventado por Christian Hülsmeyer na Alemanha sem muito sucesso. Depois em 1934 Pierre David encontrou o estudo realizado pelo alemão e desenvolveu a partir desse … Continuar a ler Gestão por radar

As empresas sem comando

Uma coisa me preocupa, muitos empresários e executivos que até pouco tempo eram festejados estão atrás das grades. Certo que eles têm responsabilidades no que fizeram, isso não se discute e devem pagar pois cometeram um crime. O problema é que por causa da corrupção muitas empresas estão ameaçadas de fechar ou serem vendidas para … Continuar a ler As empresas sem comando

É proibido pensar

Parece esquisito, mas esta frase “É proibido pensar! ”, ainda é usada por algumas organizações             Esta frase poderia ter sido dita no começo do século passado por alguns empresários que apenas estavam preocupados com a produtividade de suas empresas, quando apenas importava a produtividade a fim de poder colocar o maior número de produtos … Continuar a ler É proibido pensar

Terceirização, é bom para quem?

Com a terceirização podem-se criar situações de dificuldades para patrões e empregados Um dos projetos que poderão ser votados amanhã é a da Terceirização ou o Projeto de Lei 4302/98. Muitos deputados acreditam que não há necessidade de aprovação deste projeto pois as novas leis trabalhistas já estão sendo preparadas, basta ver que este projeto … Continuar a ler Terceirização, é bom para quem?

Você conhece sua empresa?

Com a operação “Carne Fraca” desencadeada pela Policia Federal onde grandes empresas como JBS e Sadia-Perdigão foram pegas em adulteração de produtos vale a pena perguntar você empresário conhece a sua empresa?  Digo isso porque acho muito estranho que empresas grandes como estas tenham cometidos erros tão grosseiros como estes, vender carne podre para a … Continuar a ler Você conhece sua empresa?

Funcionário Giz

Não se deixe levar pelas tempestades corporativas Essa semana conversando com um amigo ele dizia que devido à pressão do mundo corporativo ele estava se sentido como um funcionário giz. Logo perguntei como assim funcionário giz? Ele me explicou que funcionário giz é aquele que sempre recebe novas atribuições, não reclama por isso e depois … Continuar a ler Funcionário Giz