O que é trabalho escravo? Esta semana fomos "brindados" com a declaração de uma ministra de estado querendo receber dos cofres públicos um vencimento bruto de R$ 61,4 mil porque queria acumular o salário de desembargadora aposentada com a de Ministra. O pior não é isso , a Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois (PSDB) … Continuar a ler Também quero ser escravo
Gestão por radar
Na gestão por radar você antecipa os problemas e encontra soluções. Todo mundo já viu um radar, mesmo que seja em filme. O primeiro radar surgiu em 1904 e foi inventado por Christian Hülsmeyer na Alemanha sem muito sucesso. Depois em 1934 Pierre David encontrou o estudo realizado pelo alemão e desenvolveu a partir desse … Continuar a ler Gestão por radar
As empresas sem comando
Uma coisa me preocupa, muitos empresários e executivos que até pouco tempo eram festejados estão atrás das grades. Certo que eles têm responsabilidades no que fizeram, isso não se discute e devem pagar pois cometeram um crime. O problema é que por causa da corrupção muitas empresas estão ameaçadas de fechar ou serem vendidas para … Continuar a ler As empresas sem comando
O Poder do Foco
Nesta coluna vamos falar sobre o poder do foco. Para exemplificar costumo dizer que o foco é como aquele profissional que trabalha com uma lanterna em cima do capacete ou seja quando ele faz isso ele coloca um foco de luz em cima da tarefa. Fazendo assim o profissional consegue executar a tarefa mais rapidamente, … Continuar a ler O Poder do Foco
Humano Lagosta
Assim como a lagosta os seres humanos também ficam vulneráveis de tempos em tempos. A lagosta é conhecida por de tempos em tempos trocar a sua casca até atingir a maturidade. A cada mudança de casca ela fica mais espessa e resistente. Apesar desta resistência a lagosta quando está trocando de casca, se ficar exposta … Continuar a ler Humano Lagosta
É proibido pensar
Parece esquisito, mas esta frase “É proibido pensar! ”, ainda é usada por algumas organizações Esta frase poderia ter sido dita no começo do século passado por alguns empresários que apenas estavam preocupados com a produtividade de suas empresas, quando apenas importava a produtividade a fim de poder colocar o maior número de produtos … Continuar a ler É proibido pensar
A Gestão está em Xeque?
Com esses episódios, Odebrecht e JBS podemos suspeitar que ao menos algo não anda bem com modelo de gestão adotado por essas empresas Com a recente delação dos proprietários da JBS e da Odebrecht podemos fazer essa pergunta a gestão está em Xeque no Brasil? Em um jogo de xadrez a expressão xeque mate quer … Continuar a ler A Gestão está em Xeque?
Terceirização, é bom para quem?
Com a terceirização podem-se criar situações de dificuldades para patrões e empregados Um dos projetos que poderão ser votados amanhã é a da Terceirização ou o Projeto de Lei 4302/98. Muitos deputados acreditam que não há necessidade de aprovação deste projeto pois as novas leis trabalhistas já estão sendo preparadas, basta ver que este projeto … Continuar a ler Terceirização, é bom para quem?
Você conhece sua empresa?
Com a operação “Carne Fraca” desencadeada pela Policia Federal onde grandes empresas como JBS e Sadia-Perdigão foram pegas em adulteração de produtos vale a pena perguntar você empresário conhece a sua empresa? Digo isso porque acho muito estranho que empresas grandes como estas tenham cometidos erros tão grosseiros como estes, vender carne podre para a … Continuar a ler Você conhece sua empresa?
Funcionário Giz
Não se deixe levar pelas tempestades corporativas Essa semana conversando com um amigo ele dizia que devido à pressão do mundo corporativo ele estava se sentido como um funcionário giz. Logo perguntei como assim funcionário giz? Ele me explicou que funcionário giz é aquele que sempre recebe novas atribuições, não reclama por isso e depois … Continuar a ler Funcionário Giz
