“Produtização” das soluções

As pessoas e não os softwares, são as que detém o verdadeiro conhecimento.

Um dos maiores problemas que vejo hoje nas empresas é a  “produtização” das soluções. “Produtizar” é tornar um produto, uma ideia ou serviço em um “best-seller” de vendas, ou seja, algo que já foi testado, aprovado pelo mercado e não precisará de muito esforço para vender esse produto.

Ultimamente os problemas do dia a dia da gestão sempre são resolvidos com a implantação de softwares. Não estou querendo dizer que estes não devem ser implantados o que vejo é que há um excesso de “produtização” nas soluções por meio de automatização de processos.

Há empresas que constroem um sistema de RH, por exemplo, onde cada funcionário é responsável por solicitar férias, ingressar atestados ou horas extras. Muitas vezes as empresas não dão adequado treinamento aos usuários e o que é pior consideram o projeto como solucionado. Quando isso acontece as empresas estão “ produtizando” a solução por meio da frase “ está implantado e todos estão treinados”

Essa “produtização” ocorre porque as empresas estão cada vez mais ansiosas pela redução de custos, principalmente de pessoal e “simplificação” de processos. Muitos desses processos precisam de uma intervenção humana para solucionar os problemas que aparecem durante o desenrolar destes.

As empresas não podem adotar uma gestão simplista, onde para resolver um problema de custo ou competitividade de mercado tem atitudes como a de que para resolver problemas ou enxugar custos basta automatizar processos e pronto, como em um passe de mágica tudo é resolvido!

É preciso entender que por mais que um software seja amigável ele nunca entenderá as necessidades do ser humano quer ele seja cliente interno ou externo. Sempre terá algo que precisará ser analisado por pessoas, que detém o poder de compra e também são as que detém o verdadeiro conhecimento nas empresas.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s