Uma coisa me preocupa, muitos empresários e executivos que até pouco tempo eram festejados estão atrás das grades. Certo que eles têm responsabilidades no que fizeram, isso não se discute e devem pagar pois cometeram um crime.
O problema é que por causa da corrupção muitas empresas estão ameaçadas de fechar ou serem vendidas para algum grupo estrangeiro. Vejamos o que aconteceu com alguns grupos cujo sócios se envolveram em trapalhadas com o governo. A JBS está vendendo suas empresas, o BTG Pactual vendeu seus negócios e participações acionarias e as empreiteiras como a Odebrecht patinam a cada dia.
Talvez a maior preocupação no momento seja com os funcionários e fornecedores dessas empresas que podem perder seus empregos ou clientes da noite para o dia. Suspeito que o governo não se preocupa com essas pessoas e empresas, deixam as coisas acontecerem para ver como que fica, prendem executivos que simplesmente cumpriam ordens e empresários que talvez aceitaram entrar no jogo para poder continuar no negócio. O governo deixa essas empresas sem comando, sem pensamento estratégico, sem rumo. Uma empresa que tem sua cúpula atrás das celas é como uma família que perde o chefe, fica perdida e demora para se reerguer. O governo precisa ter um plano para essas empresas se quiser recuperar a economia mais depressa.