Na gestão por radar você antecipa os problemas e encontra soluções.
Todo mundo já viu um radar, mesmo que seja em filme. O primeiro radar surgiu em 1904 e foi inventado por Christian Hülsmeyer na Alemanha sem muito sucesso. Depois em 1934 Pierre David encontrou o estudo realizado pelo alemão e desenvolveu a partir desse estudo um sistema de alta frequência com o objetivo de localizar aviões.
Mesmo na imprensa sempre nos deparamos com colunas de jornais e revistas com o título: Radar. Essas colunas tem o objetivo de adiantar os assuntos que podem virar manchetes. Boas ou ruins.
Para mim uma gestão por radar é aquela que estamos atentos no que precisa ser feito para cumprir nossos objetivos, mas também estamos de “olho” no que está se aproximando, em outras palavras o que está invadindo o nosso “espaço aéreo.
O que podemos entender como espaço aéreo na linguagem de gestão? Abaixo deixo a minha contribuição para o tema:
- Pode ser uma nova tecnologia;
- Um novo concorrente,
- Um problema mal resolvido, o famoso “apaga incêndio”
- Conflitos entre os colaboradores de uma área.
Esses assuntos e muitos outros devem ser observados pelos gestores, quase sempre esses assuntos estão adormecidos e se não estivermos com eles mapeados vamos ser surpreendidos mais hora ou menos hora.
Não somente para enfrentar problemas devemos ter o “radar” ligado. O radar pode “captar” coisas boas como inovações, oportunidades de melhoria e novos talentos corporativos
Por isso pratique uma gestão por radar. Antecipe os problemas e tenha mais poder para soluciona-los. Encontre novos valores e tenha uma empresa mais competitiva.
Vamos refletir sobre isso e sucesso!
Pedro Paulo Galindo Morales Especialista em Controladoria, Graduado em Gestão e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Site Falando de Gestão e é Professor EAD www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br