Não sabemos o que virá por aí porem a Cultura da Exigência sempre existirá

Por Pedro Paulo Morales

Negócios, Empresário, Masculino

Hoje muito se fala em cumprir metas e atingir resultados, estas duas condições são essenciais para o sucesso empresarial e vem garantindo através do tempo o desenvolvimento das empresas e do mundo. Podemos chamar esses dois pré-requisitos de pilares da Cultura da Exigência pois são atitudes que sempre serão cobradas pelos stakeholders de uma empresa.

Com o desenvolvimento da gestão empresarial as exigências foram se modificando. Há trinta anos as exigências e cobranças para com os colaboradores eram diferentes. Quem trabalhou nesta época lembra que requisitos como horários rígidos, respeito a hierarquias, trabalhos padronizados e rígidos e muitas vezes solitários, eram algumas das exigências da época. Uma época em que apenas as hard skills (competências técnicas) contavam.

Os trabalhadores daquela época podiam ser comparados a vendedores de horas pois muitas vezes eram isso que as empresas compravam, horas produtivas transformando os funcionários em máquinas que “funcionavam” por 35 ou 40 anos.

A partir do início do século XXI com o desenvolvimento tecnológico as exigências se modificaram. Hoje as empresas necessitam não mais que os colaboradores sejam “vendedores de horas”, aquela pessoa que entra e sai na hora certa, precisam de pessoas estratégicas, capazes de serem criativas, com soft skills (competências comportamentais) desenvolvidas, com capacidade de trabalhar em equipe.

Até a forma de trabalhar mudou, não precisam necessariamente estar trabalhando dentro das empresas podem trabalhar em casa (home office) ou em qualquer lugar (anywhere office).

Estas são algumas condições que estão formando as exigências atuais para quem quer ter sucesso no ambiente corporativo seja como colaborador ou empreendedor.

Como vimos a Cultura da Exigência vem se modificando através do tempo e cada vez mais sofrerá mudanças, o que vem por ai ninguém sabe e nos deixa ansiosos e pensativos, por esse motivo estude sempre e leia o mais que puder para caminhar lado a lado com a mudança, como será o novo ambiente empresarial daqui alguns anos é difícil de prever, a  única certeza é que sempre existirá a Cultura da Exigência.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s