A renuncia do Papa e o bom gestor

O  bom gestor deve preservar sua saúde para cumprir seus deveres além de ter capacidade de muita negociação e ter resiliência para suportar as pressões sofridas no dia a dia.

Desde o anuncio da renuncia do Papa Bento XVI venho lendo e refletindo quais os reais motivos que levaram o Papa a renunciar ao cargo de dirigente de uma instituição com mais de dois mil anos cujo primeiro dirigente foi o apostolo Pedro escolhido pelo próprio Jesus para ser um de seus seguidores e divulgadores de suas palavras.

A Igreja Católica é como toda organização tem seus pontos fortes e fracos suas ameaças e oportunidades. O Cardeal Kurt Koch assessor próximo do papa Bento XVI falou sobre as caraterísticas do próximo Papa em entrevista à Reuters “Acho que todo papa precisa ter quatro qualidades: antes de tudo, uma fé profunda, depois sólida doutrina, carisma e capacidade de governar.”.

Estas qualidades devem estar presentes em todos os gestores bem sucedidos. O Cardeal Koch disse estava querendo dizer que todo bom gestor precisa de:

  1. Fé profunda: Um bom gestor precisa ter fé, não aquela fé cega, mas a fé racional que faz com que o gestor acredite em sua equipe e em todas as pessoas com que se relaciona dentro ou fora da empresa acreditando que podem através de suas atitudes tornar o mundo melhor utilizando um estilo de gestão que valoriza tanto valores humanos como os princípios espirituais;
  2. Solida doutrina: O termo doutrina é definido como um conjunto de princípios que formam a base de um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, gestão entre outros e é necessário que pessoas que ocupem posição de gestores saibam qual é o modelo de gestão seguido pela empresa para identificar quais as necessidades da empresa, seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. O bom gestor é aquele que foca em resultados, comanda as tarefas, expressa suas opiniões e cumpre prazos e respeita a opinião das pessoas.
  3. Carisma: O termo carisma está ligado à forma da pessoa de ser e de agir. A pessoa que tem carisma é capaz de atrair muita atenção e causa boa impressão nas pessoas naturalmente, e quando em posição de lideres, buscam atingir seus resultados por meio das pessoas, inspiram, ajudam a formar opiniões e são seguidos porque as pessoas acreditam neles.
  4. Capacidade de Governar: Como capacidade de governar podemos entender que todo bom gestor deve ser capaz de valorizar as pessoas, ter visão de futuro, conhecer o mercado e o cliente ser capaz de desenvolver parcerias, ser capaz de pensar sistematicamente, ter uma cultura de inovação e de gerar valores para a organização.

Os motivos que levaram Bento XVI a renunciar são vários desde motivos de saúde a intrigas e brigas de poder. O que podemos tirar de lição desse episódio que demorou quase 600 anos para acontecer novamente, o último papa a renunciar ao pontificado foi Gregório XII, em 1415, é que o bom gestor deve preservar sua saúde para cumprir seus deveres além de ter capacidade de muita negociação e ter resiliência para suportar as pressões sofridas no dia a dia.

Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

2 comments

  1. Artigo interessante.

    Arriscaria mesmo dizer que um bom gestor é sólido nos princípios e determinação mas flexível na execução e “dócil” no trato… A capacidade de magnetismo (carisma) é também muito relevante, especialmente na relação com interlocutores de equipas distintas que, naturalmente, têm prioridades, agendas e objectivos diferentes!

    • Muito obrigado pelos seus comentários, realmente o bom gestor é aquele que aplica a justiça e sabe conduzir o seu pessoal rumo a um objetivo comun.
      Pedro Paulo Morales.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s