Por Pedro Paulo Morales
Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é desenvolver a criatividade e inovação entre seus colaboradores.
Para despertar a criatividade uma abordagem muito eficaz é o Creative thinking, que em uma tradução livre significa Pensamento Criativo.
Essa abordagem de pensamento caracteriza-se por ser mais relaxada, aberta e divertida. Pretende levar as pessoas a pensarem de uma forma menos critica e analítica. Essa abordagem apesar de apresentar alguns riscos como a de que a solução não seja encontrada, é muito útil para fomentar a inovação pois ela permite:
- Procurar muitas respostas ao invés de uma.
- Que sejam criadas soluções que pareçam loucas e outras que pareçam sensatas.
- Favorecer que todas as ideias sejam tratadas de formas iguais, mesmos as mais loucas pois nunca se sabe quando uma ideia pode ser semente de uma inovação.
- Que os participantes sonhem acordados e brinquem com uma teoria ou sugestão.
- Permite que os participantes cometam erros , aprendendo com eles.
- É ideal para combinar habilidades de pensamento críticos e criativos.
A inspiração despertada pelo Creative Thinking faz com que novas ideias para soluções de problemas surjam como um passe de mágica. Por outro lado se as ideias receberem criticas muito duras e até virarem motivo de risos estarão sujeitas a desaparecerem muito rápido também.
Para que a abordagem Creative Thinking seja corretamente utilizada para fomentar a inovação e criatividade dentro de uma empresa é preciso que as ideias capturadas através dessa abordagem sejam registradas rapidamente em um livro de ideias pois se isso não for feito corre-se o risco de que uma possível solução ou novo produto sejam descartados para sempre.
Pensar Criativo é sonhar acordado com o que não existe e perguntar : E se , será que, e se mudar isso…
Texto baseado no artigo Creative thinking skills disponível no site https://www.macmillanihe.com/