É possível fazer um MBA por ano?

Por Pedro Paulo Morales

O fim do ano esta ai e perguntamos o que fizemos durante 2012 e quais os nossos planos para 2013. Esse ano após um curso que fiz, conversando sobre o que vem a ser um bom currículo me deparei com um conceito que nunca havia pensado antes.

O Instrutor de uma grande empresa de consultoria me disse que sempre quando analisa currículos procura saber o que a pessoa fez no ultimo ano, quais cursos foram feitos, quais seminários haviam participado ou se em uma entrevista quais livros foram lidos.

Roberto Shinyashiki em um artigo para a revista Época escreve que o sucesso acontece à noite e para isso não é preciso perder as noites de sono para poder estudar ou ler alguns livros, basta apenas um planejamento e bom senso, para Roberto Shinyashiki as maiorias das pessoas fazem quase a mesma coisa durante o dia, mas é a noite que você pode caminhar além dos que os outros.

Neste ano fui selecionado pela empresa para qual trabalho para um curso de Desenvolvimento de Competências na área de Gestão de Negócios realizado in company com uma grande universidade do meu estado, quase um ano de curso com aulas de 15 em 15 dias as Sextas e Sábados. Quando fui selecionado fiquei feliz, mas pensei com seria difícil conciliar todas as minhas outras atividades com uma pós-graduação e tudo isso aliado a um transito que piora a cada dia nas grandes cidades onde um percurso de 30 minutos pode se estender até em uma hora e meia.

Já estamos em Dezembro e conclui duas disciplinas do curso e isso dispensei 32 horas em 4 finais de semanas alternados, não foi difícil.

Além dos artigos que publico semanalmente, coordeno um site, estudo, cuido de minha família, visito meus pais semanalmente, participo de eventos e caminho para tentar lutar contra a balança, este é um dos pontos mais difíceis, e logicamente durmo! Tudo isso exige um planejamento, disciplina e comprometimento já que oito horas do meu tempo são dedicados a minhas atividades profissionais em uma empresa privada e às vezes é preciso alongar meu expediente.

Pensando nisso proponho que em 2013 utilizemos uma hora do nosso dia para nos atualizarmos, lendo um bom livro , acessando um site como este que escrevo, participando de cursos, palestras ou seminários, há muitas opções gratuitas, consulte os jornais ou seu Conselho de Classe por exemplo.

Se você planejar e se disciplinar poderá fazer em carga horária o equivalente a MBA por ano dispensando apenas uma hora por dia já que o ano tem 365 dias a carga horária mínima de um programa de MBA é de 360 horas.

Vocês devem estar se perguntando e as outras cinco horas? Divida entre o natal, ano novo e carnaval ou simplesmente descansar. Desejo que ao final de 2013 vocês possam dizer “acrescentei essas realizações a minha vida pessoal ou profissional” porque a construção do sucesso acontece a noite, as realizações ficam para a vida toda.

Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s