Em um artigo para a revista Você S/A o Professor Paulo Campos diz que “Para exercer o poder com eficiência, o primeiro passo é saber que recursos você controla.” O professor diz que poder é a capacidade de fazer a sua vontade prevalecer e para isso você tem que conseguir que os outros se empenhem o que se torna difícil porque cada pessoa tem sua opinião e para conseguir isso é preciso ter uma estratégia agressiva.
O autor diz que Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Universidade de Stanford sugere 11 maneiras que você pode aumentar o seu poder:
- Distribuir recursos;
- Premiar e castigar para influenciar comportamento;
- Avançar em várias frentes;
- Fazer o primeiro lance;
- Cooptar antagonistas;
- Eliminar rivais – se possível gentilmente;
- Não gastar munição à toa;
- Usar toque pessoal;
- Persistir;
- Fazer relações de trabalho importantes acontecerem;
- Tornar a visão instigante.
O professor sugere ainda que você não deve desperdiçar capital político em questões triviais e se deve fazer de tudo para que os adversários saiam de cabeça erguida. Para Paulo Campos “O mundo sem dúvida seria um lugar muito melhor se todo mundo fosse sempre autêntico, modesto, sincero e preocupado com os outros, em vez de brigar por seus interesses.” Porem penso que não é sempre assim porque as qualidades elencadas pelo professor nem sempre estão presentes no mundo corporativo. Se você acha que essas qualidades estão sempre presentes “não enxerga obstáculos capazes de prejudicar a sua carreira”.