Definir sucesso sempre é uma tarefa árdua. Cada pessoa tem uma definição a sua definição de sucesso. Algumas pessoas vão definir sucesso como tendo muito dinheiro, outras como ser um gerente ou diretor de empresa ou um renomado profissional liberal. Outras se arriscarão a definir que sucesso é ter uma família feliz, saúde ou simplesmente ser feliz não importando para isso o saldo de sua conta bancária ou sua posição na sociedade.

Mesmo a definição de sucesso sendo variável de pessoa para pessoa podemos dizer que o sucesso segundo uma definição do médico e escritor Lair Ribeiro que escreve em seu livro O Sucesso Não Ocorre Por Acaso que “Sucesso é conseguir o que você quer” e vai mais além definindo que felicidade é gostar do que se conseguiu.

Mas como conseguir o que se deseja? Esta talvez seja uma daquelas perguntas do “Milhão” como se costuma dizer em programas de televisão o qual vou ousar a dar pistas nesse artigo.

A primeira pista para a pessoa que deseja ter sucesso precisa ser esforçada e disciplinada. Conheço várias pessoas que pensam que apenas ter talento é suficiente para atingir o sucesso, mas não é bem assim. Logicamente as pessoas talentosas têm algo que facilita o sucesso, algo como “talento nato” que define as pessoas que nasceram com certas habilidades que vão dar a elas condições de atingirem o sucesso mais rapidamente, mas repito sem esforço e disciplina nada feito!

A segunda pista é uma boa comunicação. Todas as pessoas que desejam ter sucesso devem aprender a arte da comunicação tanto para dizer o que elas querem ou precisam como para liderar situações pessoais e profissionais, lembro que uma das características das pessoas que conseguem o que querem é serem boas em comunicar aquilo que almejam.

A terceira pista é a saber trabalhar em equipe. Ninguém até hoje consegui nada sozinho. Mesmo um bom jogador precisa de um bom passe de bola para chutar a gol. Saber trabalhar em equipe é primordial para quem quer ter sucesso! Afinal as ideias de uma pessoa é o complemento da de outra pessoa.

A quarta pista para o sucesso é ser uma pessoa criativa e aberta a inovação. Ser uma pessoa criativa ou inovadora não é ser uma pessoa que vai inventar a ‘roda” o tempo todo. Ser uma pessoa criativa e aberta a inovação é estar disposta a dar novas soluções para problemas antigos, é resgatar o que não foi possível fazer em uma determinada época porque não havia tecnologia disponível, afinal o homem tenta fazer um carro voador desde 1937.

A quinta pista para o sucesso é ser competente. Talvez esta pista seja a que as pessoas estejam deixando de seguir, muitas pessoas acham que atualmente não precisam ter conhecimento básicos ou aprender novas habilidades para desempenharem suas funções. Hoje tudo muda a todo instante e isso necessita aprendizado contínuo.

A sexta e última pista é ter compaixão pelas pessoas, se colocar no lugar de outras pessoas, entender o sentimento alheio e tentar ajudar as pessoas. O exemplo melhor que posso deixar é aquele em que uma pessoa calça o sapato do outra, mesmo que a outra calce o seu número de sapado ao calçá-lo você sentirá que as experiencias serão diferentes afinal cada uma tem seu jeito de caminhar e sabe onde o calo aperta.

Estas foram as pistas que encontrei para seguir em 2023 e evidentemente cada pessoa tem aas suas.

Vamos procurar e sucesso!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s