Os japoneses sempre foram um exemplo de organização e limpeza. Após vencerem a Alemanha por 2 a 1 no Estádio Nacional de Khalifa, no Catar os torcedores japoneses não foram simplesmente embora do estádio como as outras torcidas, eles tiraram do bolso um saco plástico e começaram a recolher o seu próprio lixo e de outros torcedores também.

A cultura japonesa sempre foi centrada em três princípios basilares a ordem, a limpeza e a pontualidade. Esses três princípios são repassados para as crianças desde pequenas e estão presentes na cultura dos japoneses desde os tempos dos monges Zen.

Os Monges Zen são conhecidos por enfatizar o autocontrole, o conhecimento da natureza da mente e das coisas. Os Monges Zen são conhecidos pela prática da meditação sentada e sofrem influências do budismo e é uma das maiores escolas de pensamentos difundidas no oriente.  Na nossa cultura utilizamos o termo Zen quando nos referimos a uma pessoa clama tranquila, mística, contemplativa, que não se abala por nada.

Os três princípios basilares da cultura japonesa, ordem, limpeza e pontualidade, combinadas com muita meditação e comprometimento com melhoria a cada dia é que levaram o Japão a liderar setores como de indústrias de automóveis, o país é terceiro maior produtor de automóveis do mundo, tem uma das maiores indústrias de bens eletrônicos e frequentemente é considerado um dos países que mais registram patentes no mundo.

A limpeza dos estádios pelos japoneses mostra o motivo pelo quais os japoneses lideram em tudo que fazem eles sabem que para alcançarem o sucesso é preciso planejar, colocar tudo em ordem, ter disciplina e mostrar que o compromisso por parte de cada indivíduo em melhorar cada vez mais é fundamental.

Que o ato de limpeza dos estádios após os jogos da seleção japonesa sirva de inspiração para possamos a cada dia buscar a melhora que tanto queremos

Vamos refletir e sucesso!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s