Neste artigo não pretendo escrever sobre o erro contábil nos balanços das Lojas Americanas e sim o que as Americanas representam para cada um de seus clientes.

Ao começar por sua história ela já impressiona, uma pequena loja fundada em 1929 por quatro imigrantes americanos, que estavam desempregados e inicialmente iam para a Argentina e foram convencidos a fazer uma parada no Rio de Janeiro para conhecer o mercado local ao momento atual, onde o futuro é incerto existem várias histórias que não devem ser esquecidas.

Certamente uma empresa com 92 anos de existência, nos grandes centros urbanos talvez não exista uma pessoa que não tenha ida comprar algum produto nas Lojas Americanas. Arisco a dizer que quando criança quase todos foram em suas lojas no início com a mãe, geralmente íamos com as mães que adoravam os preços e novidades ou algum parente todo início de ano ao menos olhar o preço do caderno, ou os últimos modelos de capa de caderno, ou o preço das cantas, ou lápis ou até mesmo as agendas que ainda insistem em sobreviver em meio a tecnologia.

Quantas pessoas, estas já um pouco mais de experiência na vida devem ter comido um cachorro-quente, diziam ser o mais gostoso do Brasil por ter um molho especial ou tomaram um milkshake que atraiam as moças que “almoçavam” a bebida para depois ir fazer compras na hora do almoço ou até quantos namoros começaram ou acabaram em suas mesas.

Quantas crianças devem ter chorado em seus corredores querendo aquele brinquedo da época ou aquele doce, ou chocolate que só tem em suas prateleiras repleta de doces e guloseimas que às vezes faziam com que as mães encontrassem algum atalho para chegar logo aos caixas!

Quantas crianças devem ter ficadas admiradas com as escadas rolantes nas Lojas Americanas, pedindo aos pais para descer e subir várias vezes.

Não se pode esquecer também das famosas compras de chocolates, salgadinhos e água ou refrigerante antes das seções de cinemas, ou aquele produto que sempre é mais barato nas Americanas, muitas vezes porque achamos que nas suas prateleiras estão mais em baratos. Agora uma lembrança que todos que frequentam os centros de grandes cidades é de entrar em alguma loja da rede para cortar caminho, aproveitando para “pegar” um ventinho do ar-condicionado.

Listei aqui um pouco das lembranças que tenho das lojas mais queridas do Brasil. Qual é a sua?

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s