Para enfrentar a crise é preciso criar
Por Pedro Paulo Morales
O título desse artigo não é original e tive contato com ele em um outro artigo porem ele me parece muito pertinente para a época que estamos vivendo. A clássica definição para a palavra crise é de que é uma palavra de origem grega e transmite ideia de mudança e é muito usada na psicologia para indicar uma perda ou fase de substituição de algo e quando ocorre uma situação dessa a pessoa tem que trabalhar para encontrar o equilíbrio.
Hoje a palavra crise é usada com sentido de dificuldade econômica principalmente nestes tempos que o Brasil vai mal nessa área. Há quem defenda que sairemos da crise somente em 2020 mais penso que poderemos sair antes disso.
A crise tende a ficar mais intensa quando falamos muito nela, quando nos deixamos abater por ela surgem diversos problemas como desemprego, falência de empresas, diminuição de atividades comercias e o pior o desequilíbrio das pessoas.
Estamos em crise sim mas basta sair de casa para ver as pessoas se divertindo, consumindo e vivendo. Essa crise é uma crise de diminuição de consumo das famílias e por isso mesmo para enfrenta-la é preciso que as pessoas e empresas tirem o S da palavra crise que pode ser também um S de uma curva sinuosa daquelas que se não diminuirmos a velocidade ou dirigirmos com cuidado vamos ter problemas para criar a palavra crie que vai permitir que seja desenvolvido a criatividade nas pessoas empresas.
Quando nos sentimos desafiados a criar novas coisas entramos em um processo de desenvolvimento, criamos novos hábitos, processos empresariais, temos uma melhor condição de pensar como reduzir as nossas despesas pessoais, as despesas de nossas empresas ou departamentos. Com criatividade descobrimos como podemos consumir conscientemente com a finalidade de usar melhor o recurso financeiro existente.
A palavra crise significa mudança ou substituição e a palavra crie significa fazer com que alguma coisa se desenvolva ou seja construída a partir do nada. O que esse texto propõe é que não nos deixemos abater pela crise, há muita oportunidade no mercado, mas para aproveita-la é preciso criar coisas novas e desenvolver novos hábitos e processos. Se você está desempregado crie uma oportunidade e se você está empregado crie e modifique processos para não “capotar” na curva da palavra crise.
Vamos refletir sobre isso e sucesso!