Por qual motivo você não é criativo?

Quando a criatividade vai embora sempre entramos em pânico. Isso acontece porque hoje as empresas cobram a todo instante que seus colaboradores sejam criativos. Para as empresas a criatividade deve estar presente nas áreas de desenvolvimento de novos produtos e na remodelagem de processos. No ambiente empresarial a criatividade está sendo vista tanto como uma maneira de a empresa se sobressair no mercado como uma forma até mesmo de sobrevivência.

Por ser muito cobrada dentro das empresas as pessoas estão entrando em pânico quando não conseguem ser criativas. Os líderes das empresas e principalmente as pessoas devem entender que a criatividade não é companheira da pressão por resultados e sim da disciplina. Para mim, para que uma pessoa possa criar é preciso primeiro estar em um ambiente descontraído onde você possa conversar e interagir com as pessoas, procurando e testando ideias para depois selecioná-las. Encontrando essa ideia deve trabalhar com dedicação e disciplina dedicando a ela o máximo de atenção.

Pensando em ajudar você leitor a ser uma pessoa criativa e também vou elencar abaixo alguns comportamentos, que dependem somente de você que podem estar inibindo a sua criatividade.

  1. Seja preocupado com as críticas: Um dos bloqueios mais frequentes que temos é o medo de cair no ridículo ou sofrer críticas das pessoas. Quantos inventores foram ridicularizados por insistirem em ideias que outros achavam que eram impossíveis.
  2. Sinta-se confortável: Um dos motivos mais comuns pelo qual as pessoas não são criativas é a acomodação. Algumas pessoas temam ainda em pensar que já sabem tudo ou nada pode ser melhorado. As vezes é preciso olhar para um processo ou produto e perguntar: Será que algo pode ser melhorado?
  3. Preocupa-se demais com regras: As regras existem para organizar o ambiente empresarial e devem ser respeitadas. Para criar algo é preciso questionar as regras, procurar saber o motivo pelo qual certo produto não pode ser lançado ou processo não pode ser mudado. Às vezes é preciso quebrar regras ou modificá-las para propor mudanças.
  4. Seja apressado: Quando nosso cérebro começa a elaborar uma ideia sempre temos a visão de como ela ficara no final, ou seja, pronta. Pode ser um produto ou serviço. A maioria das pessoas, onde eu me incluo apenas vislumbra a chegada e não a caminhada com seus percalços, derrotas momentâneas e até mesmo insucessos. Para que uma ideia de certo é preciso de tempo. Tempo para pensar, analisar, pesquisar e fazer o primeiro protótipo e testar. A caminhada é árdua!
  5. Descanse: Não tente sentar-se em uma mesa e criar tudo de uma vez só, você não vai conseguir por razões obvias. Além de você precisar parar para descansar por razões fisiologias a mente precisa de descanso para processar a resposta.

Para criar é preciso paciência e disciplina. A pessoa criativa parece ser meio bagunceira, questionadora, otimista e até intrometida, mas na realidade ela é curiosa, quer resolver uma situação e precisa de espaço para criar.

Fica aí uma dica para os líderes que queiram entender por que seus liderados não são criativos, eles precisam de um ambiente favorável senão se terão bloqueios para assuntos de criatividade.

Você sabia que antes do Mickey Mouse, Walt Disney foi demitido do jornal Kansas City Star. O motivo? Falta de criatividade e boas ideias por isso vocês, líderes e colaboradores apoiem ideias e tenham ideias porque a criatividade é um processo e não uma lâmpada que se acende com a rapidez da velocidade da luz!

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Referência: BETTERO, Cecilia. Não seja criativo. Revista Gestão e Negócios, São Paulo, n. 118, p.11-11, 2019.

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Site Falando de Gestão www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Autor: Pedro Paulo Morales

Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria e Escritor Web

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s