Fluxo de Caixa, a ferramenta que mantem a empresa viva

O Fluxo de Caixa garante a sobrevivência dos negócios

Nestes tempos onde micros empresas e empreendedores individuais precisam estar com suas finanças em dia para poder sobreviver à crise que o Brasil atravessa se faz necessário que esses utilizem uma ferramenta muito conhecida que é o Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa nada mais é que o encontro de contas a pagar e a receber da empresa em um determinado período de tempo que pode ser diário, semanal ou mensal. Para se fazer um eficiente fluxo de caixa é preciso fazer um bom planejamento das atividades.

Na primeira etapa é preciso prever as entradas como por exemplo as vendas à vista, recebimento vendas a prazo e outras entradas. Em seguida se faz necessário prever as saídas os pagamentos dos fornecedores para produção, venda mercadorias ou serviços

Fazendo a diferença desses valores vamos ter o nosso primeiro resultado que é o quanto a empresa está gerando de caixa para poder arcar com as saídas de valores apagar pagar.

Na segunda etapa devemos relacionar todas as saídas de dinheiro como os impostos sobre as vendas e encargos sociais, retiradas dos sócios ou do microempreendedor, as despesas operacionais como agua, energia, folha de pagamento, juros, amortização de empréstimos e outros pagamentos. O importante é não misturar pagamentos pessoais com os pagamentos do negócio

A terceira e última etapa nada mais é que o encontro desses valores, ou seja, a diferença entre entradas e saídas. É nessa etapa que verificamos se nosso fluxo de caixa é positivo ou negativo, se negativo precisamos de um empréstimo ou se positivo devemos aplicar esse dinheiro no mercado financeiro para usar quando o fluxo de caixa estiver negativo ou fazer investimento para a expansão do negócio.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta traz muitas vantagens para o microempreendedor individual e os pequenos empresários pois utilizando essa ferramenta é possível prever quando o negócio vai precisar de dinheiro ou o quanto ele está dando de retorno.

Para o sucesso dessa ferramenta também é importante analisar as saídas de valores para verificar se não há itens que possam ter sua performance melhorada como por exemplo negociação com fornecedores ou um melhor controle sobre alguns itens de despesas.

Em resumo o resultado positivo do encontro de contas entre entradas e saídas para um determinado período é sinal de que o negócio está vivo e com grande possibilidade de atravessar a crise e chegar ao sucesso!

 Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s