Lamentação ou ação

Você decide, vai lamentar ou agir?

                Lamentação ou ação, li em um outdoor enquanto ia para o trabalho. O anuncio era de uma faculdade que anunciava seus cursos e certamente o anuncio tinha como objetivo vender um de seus cursos, destacando-o como a próxima ação para enfrentar e conseguir sobressair no mercado de trabalho.

                Em uma rápida consulta ao dicionário podemos definir lamentação como sendo uma expressão de sofrimento; demonstração de dor, angústia e fala triste. Ultimamente no Brasil o que existe aos montes é fala triste devido a situação econômica e política, que não tratar nesse artigo, infelizmente essas duas situações estão influenciando o nosso dia a dia.

                Passando agora a falar sobre ação, podemos realizar várias delas, começando por não se lamentar. Como diz o título deste artigo você tem duas escolhas ou lamentar ou agir!

                Você está procurando um emprego?  Então tente levantar todas as manhãs tendo um pensamento positivo, saia todas as manhãs como se fosse trabalhar, lembre-se de manter uma boa aparência pessoal. Converse com os outros que estão nessa mesma situação com cuidado para não se deixar contaminar por lamentações. Leve palavras de otimismo na sua mente e fala.

                Se você está empregado mas passa por um período ruim na empresa saiba que isso é passageiro e agradeça por estar trabalhando. Não tenha uma atitude de lamentação dizendo que queria ganhar mais ou ser promovido, afinal se você está no time jogando é porque tem qualidades e o que as empresas mais querem nesse momento é boas qualidades, pessoas do tipo empreendedor corporativo. Às vezes fico impressionado com pessoas que tem medo de perder o emprego e ficam paradas com medo de agir e pensam que fazendo apenas o feijão com arroz vão manter o emprego.

                Você é empresário? Então cuide do caixa, evite custos desnecessários, treine seus funcionários e elabore um planejamento estratégico para 2016-2017. Não esqueça de cativar os clientes pois eles estão muito sensíveis quando o assunto é custo benefício.

                Para você que está endividado ou o salário não chega até o final do mês, organize-se, converse com os mais velhos e pergunte como era viver em um pais onde a inflação nas décadas de oitenta e noventa era galopante e chegava a atingir índices de 80% ao mês, entenda como as pessoas viviam com dificuldade porem não tinham essa fala triste e lamentação que existe hoje, essa falta de ação. Você decide, vai lamentar ou agir?

Vamos refletir sobre isso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

One comment

  1. Infelizmente as pessoas geralmente têm uma posição de lamentação quando algo ocorre, sempre se vitimizando e nunca assumindo responsabilidade por seus atos. Aguardando ansiosamente o dia em que essa cultura mude no Brasil.

    Muito bom o seu texto Pedro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s