Moobing

Pedro Paulo Galindo Morales

Tudo o que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira. (Provérbio árabe). Segundo a Wikipédia o termo Mobbing é uma expressão técnica, utilizada no estudo do comportamento de animais, especialmente em ornitologia (Parte da Zoologia que se ocupa das aves). Identifica uma postura agressiva, quando a espécie é ameaçada.

O termo foi popularizado em 1980 pelo psicólogo do trabalho Heinz Leymann e é usada para adultos no contexto ocupacional, sendo uma forma de violência psicológica. O termo Bullying deve aplicado a crianças e adolescentes, no contexto escolar, sendo, preferencialmente usado para expressar formas de violência física.

Moobing, Bullying Empresarial ou Assédio Moral no Trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho.

Existem três tipos de Moobing:

  1. Descendentes: O mais comum é o descendente onde os superiores hierárquicos depreciam seus subordinados ou simplesmente os ignora ou coloca tarefas impossíveis de serem realizadas, pode também ser usada como estratégia para forçar a demissão de um determinado funcionário.
  2. Horizontal: quando ocorre em relações entre colegas quando determinado grupo impõem determinado estilo de vida ou estilo de trabalho ou quando são escolhidas pessoas que são psiquicamente fracas ou inseguras, para serem alvos de brincadeiras ou piadas ate mesmo quando alguns colegas dizem que são os melhores ou preferidos pelos chefes estão praticando o Moobing.
  3. Ascendentes: quando uma pessoa que pertence a um nível hierárquico superior da organização, se vê agredida por um ou vários subordinados, essa situação se da com mais frequência quando o alguém de fora é contratado para um cargo superior ou porque seus métodos não são aceitos pelos seus subordinados ou porque este cargo é desejado por algum deles. Outra situação onde pode ocorrer esse tipo de atitude é aquela em que o chefe é muito arrogante ou autoritário.

Qual o limite entre Moobing e uma brincadeira entre colegas, entre uma bronca do chefe e uma orientação?  A diferença esta nas vezes que isso acontece e como acontece.

Moobing ou Assédio Moral no Trabalho não é um fenômeno novo, ele é tão antigo quanto o trabalho, o que seria do mundo se muitos de nossos inventores e pensadores tivessem se deixado intimidar por brincadeiras ou exposição ao ridículo? Talvez não existissem muitos inventos que temos hoje ou grandes artistas como Walt Disney que foi taxado de ignorante e pouco criativo.

Resumindo o Moobing se caracteriza quando:

  1. Repetem-se várias vezes;
  2. Tem uma intenção (forçar o outro a abrir mão do emprego);
  3. Apenas uma pessoa leva a culpa (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório);
  4. Dura muito tempo (durante a jornada, por dias e meses);
  5. A pessoa é submetida má condição de trabalho ou “gozações”.

As pessoas que sofrem Moobing podem sofrer sintomas como: ansiedade, insônia, falta de apetite ou compulsão por comida, fortes dores de cabeça, tonturas e depressão, além disso, o Moobing pode gerar processos e aborrecimentos para as empresas.

Não devemos esperar só que as empresas e justiça resolvam esses problemas, devemos ter coragem para dizer aos colegas ou chefes coisas do tipo, não gostei dessa brincadeira ou você não deveria falar assim comigo.

Agindo assim estaremos evitando muitos problemas para nossa vida, colegas e empregadores.

Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s