O Empreendedor corporativo procura agregar valor as suas tarefas
No momento atual de crise econômica que estamos passando, onde empresas estão demitindo, cortando custos e até mesmo fechando está surgindo no mercado um novo tipo de profissional: O Empreendedor Corporativo.
Mas quais as qualidades deste novo tipo de profissional? Para que vocês entendam melhor vou contar aquela história do “Diferencial Competitivo- O Abacaxi” onde um Antônio reclamou para seu líder o motivo pelo qual ele não era promovido já que trabalhava há mais de dez anos na empresa e nunca tinha tido chance de assumir um posto de liderança. Imediatamente o chefe chamou Marcos um colaborador que estava na empresa há três anos e já era chefe da área de compras e deu uma tarefa aos dois, ir ao supermercado em frente verificar se havia abacaxi para fazer uma salada de fruta para um lanche que eles iriam oferecer em um treinamento no final de semana.
Os dois saíram e imediatamente Antônio retornou com a informação, “tem abacaxi”. Marcos demorou um pouco mais porem retornou e disse: “Sr. tem abacaxi sim, mas eles já estão maduros e provavelmente se nos comprarmos vai ser desperdício, me informei e as frutas novas chegam na quinta feira e caso compremos acima de cinco unidades teremos 10% de desconto. Hoje o abacaxi custa R$ 3,50. Pesquisei na lanchonete ao lado e a proprietária disse ter condições de fornecer uma salada de fruta a R$ 3,00 a unidade ”Antônio agradeceu a atenção e saiu da sala.
O Empreendedor corporativo é como Marcos ele procura agregar valor as suas tarefas, é ousado e flexível no que faz, procura ajuda de outras pessoas. Ele sabe que para se destacar tem que oferecer algo a mais do que simplesmente verificar se tem “abacaxi”. Esse tipo de colaborador quase sempre vem com os “abacaxis corporativos ” descascados.
Vamos refletir dobre isso e sucesso!
Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Blog Falando de Gestão www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br