Contratação de pessoas com deficiência, ainda um desafio

Uma pesquisa realizada pela i.Social, consultoria com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contatou que 67% dos gestores tem uma certa resistência em contratar pessoas com algum tipo de deficiência física. A pesquisa contou com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil).

Segundo a pesquisa o grande problema é que muitas vezes o gestor não tem confiança no trabalho das pessoas com algum tipo de deficiência. Outro problema verificado é que as empresas não têm equipe preparada para entrevistar esse trabalhador e tampouco locais ou instalações dentro das empresas para receber pessoas portadoras de deficiência.

Outra constatação da pesquisa é que as empresas muitas vezes contratam essas pessoas para cumprir as cotas a que a lei exige das empresas, o ideal seria que as pessoas com deficiência fossem reconhecidas por aquilo que elas sabem fazer e não porque eles preenchem uma vaga dentro das cotas e estão ali apenas para que a empresa não leve multa.

Segundo opinião de especialistas é preciso formar pessoas que atuam na área de RH capazes de mostrar aos gestores e até mesmo aos colegas deste futuro funcionário que pessoas com deficiência têm seus valores, elas somente precisam de condições especiais. É necessário também que essas pessoas de RH saibam entrevistar, selecionar e avaliar potenciais de pessoas com algum tipo de deficiência já que este ponto também é um dos fatores que faz com que as pessoas com deficiência tenham dificuldades em ser contratadas.

Pedro Paulo Morales

Com informações do Site Administradores.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s