Uma pesquisa realizada pela i.Social, consultoria com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho contatou que 67% dos gestores tem uma certa resistência em contratar pessoas com algum tipo de deficiência física. A pesquisa contou com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil).
Segundo a pesquisa o grande problema é que muitas vezes o gestor não tem confiança no trabalho das pessoas com algum tipo de deficiência. Outro problema verificado é que as empresas não têm equipe preparada para entrevistar esse trabalhador e tampouco locais ou instalações dentro das empresas para receber pessoas portadoras de deficiência.
Outra constatação da pesquisa é que as empresas muitas vezes contratam essas pessoas para cumprir as cotas a que a lei exige das empresas, o ideal seria que as pessoas com deficiência fossem reconhecidas por aquilo que elas sabem fazer e não porque eles preenchem uma vaga dentro das cotas e estão ali apenas para que a empresa não leve multa.
Segundo opinião de especialistas é preciso formar pessoas que atuam na área de RH capazes de mostrar aos gestores e até mesmo aos colegas deste futuro funcionário que pessoas com deficiência têm seus valores, elas somente precisam de condições especiais. É necessário também que essas pessoas de RH saibam entrevistar, selecionar e avaliar potenciais de pessoas com algum tipo de deficiência já que este ponto também é um dos fatores que faz com que as pessoas com deficiência tenham dificuldades em ser contratadas.
Pedro Paulo Morales
Com informações do Site Administradores.com