Gestão com livro aberto pode ajudar sua empresa?

Silhuetas, Empresários, Homem, Mulher

Nos dias atuais onde as empresas precisam cada vez mais colaboração de seus de seu pessoal uma tecnologia de gestão que poderia ser usada nas empresas é a Open Book Management – gestão com livro aberto.

Essa tecnologia surgiu nos anos 80 , criada por Jack Stack, é um modelo de gestão com transparência total. Muitos pensam que a  gestão com livro aberto é somente de caráter financeiro mas ela também é uma nova forma de gerir negócios e de interagir com os recursos humanos.

Uma das premissas da OBM é que os colaboradores devem se sentir dono da empresa ou seja “devem passar a ver-se eles próprios como homens de negócios, nos quais a organização confia e de quem depende o futuro dessa mesma organização.” como escreve John Case no artigo A Empresa como um Livro Aberto “.

Esse modelo de gestão é muito importante por que quando os colaboradores passam a saber todos os dados financeiros e indicadores da empresa eles tem uma noção do que esta acontecendo na empresa. Para que a OBM tenha sucesso é preciso transparência tanto dos números financeiros quanto dos outros indicadores.

Na OBM os resultados são repartidos entre os acionistas e colaboradores. Os acionistas colhem mais lucros e os colaboradores recebem uma premiação justa e coerente.

Em tempos de crise, como o que estamos vivendo, o conceito de  gestão com livro aberto seria uma alternativa para a unir gestores e colaboradores na busca  de soluções  que conduzirem a empresa a um resultado satisfatório que permita a empresa atravessar esses tempos de crise.

Caso esse modelo de gestão fosse implementado, os acionistas seriam capazes de manter seus lucros e ao mesmo tempo garantir aos colaboradores uma premiação coerente com o momento que a empresa atravessa. Mas lembre-se para isso a gestão tem que ser transparente de ambos lados.

Vamos refletir sobre isso!

Referencia:

A Empresa como um Livro Aberto “por John Case

Open Book Management – gestão com livro aberto de Nelice Silva

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s