Home Office para pessoas com deficiência

Ícones, Escritório, Contato, Email, Fax

Muitas empresas têm dificuldade de cumprir as cotas de pessoas com  deficiência  física. Na maioria das vezes o problema é que essa mão de obra não é capacitada para realizar os serviços dentro de uma empresa.

Porem um ponto que as empresas não levam em consideração é que existem muitas pessoas com deficiência que não trabalham porque elas têm problemas de locomoção.

Para resolver esse problema as empresas poderiam adotar o Home Office como solução dos problemas enfrentados por pessoas que podem ser úteis a sociedade e não trabalham porque não tem um sistema adequado para elas.

Uma solução para essas dificuldades seria o fornecimento pela empresa de toda a infraestrutura necessária para o Home Office como computadores e uma conexão Wi-FI na casa da pessoa.

É claro que essas pessoas precisam de supervisão e treinamento mas isso poderia ser resolvido através de um bom treinamento nos meses iniciais e com visitas semanais as empresas pra que elas não fiquem fora do ambiente corporativo e possam assim interagir com os colegas de trabalho.

Como vantagem para os trabalhadores teríamos um menor custo com deslocamento, trabalho no ritmo individual, harmonia entre a vida profissional e familiar, aumento de oportunidades para esses trabalhadores e de qualidade de vida.

Para as empresas teríamos aumento de produtividade, acesso a profissionais qualificados e possibilidade de diminuição de custos.

O Home Office para pessoas com deficiência já é uma realidade em algumas empresas mas o grande desafio para o momento é equacionar questões como contrato de trabalho, reembolso de custos adicionais e um dos pontos mais importantes que é o treinamento e qualificação desses profissionais. O problema é difícil mas pode ser resolvido através de alteração em legislações e boa vontade de todos os envolvidos: governo, empresas e pessoas com deficiência.

Vamos refletir sobre isso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também com coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s