Crise hídrica: O Brasil pede socorro

Por: Pedro Paulo Morales

Megafone, Telefone, Falar, Som

Uma breve olhada nos jornais de hoje logo se vê que a pauta de hoje é a crise hídrica que assola o pais. Há uma estiagem em São Paulo e Rio de Janeiro que é preocupante pois são estados onde historicamente as crises hídricas não são tão constantes como no nordeste brasileiro. Em São Paulo haverá aumento na conta de água para tentar conter o desperdício.

No Rio de Janeiro conforme a Agência Brasil existe a a possibilidade de o abastecimento às empresas na região da foz do Rio Guandu ser interrompido para que o uso humano tenha prioridade em face da crise hídrica no estado.

No Ceará  conforme informa em entrevista ao Jornal O Povo o diretor de operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Josineto Araújo, diz que uma campanha para melhorar o uso da água  está em fase de preparação. Uma das coisas que mais  chamam a atenção é que no Ceara há possibilidade segundo André Mavignier, coordenador de monitoramento hidrológico do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs),  ações de convivência com a estiagem como por exemplo a instalação de uma usina dessalinizadora para o Pecém.

Conforme André, o parque industrial passaria a utilizar água do mar. Hoje, de acordo com ele, a água é retirada dos reservatórios do Interior, em uma vazão de um metro cúbico por segundo priorizando assim o consumo humano.

Diante dessas notícias de poucas chuvas seria bom que a população economiza-se água e energia pois se entrarmos mesmo em racionamento de recurso hídricos a população terá que se privar de confortos do mundo moderno como celulares, computadores, ar condicionado entre outros confortos do mundo moderno a força.

Por isso é bom que seja iniciado na sua casa um consumo consciente de água e empresa porque se faltar água ninguém vai usar, sei que é difícil com essas altas temperaturas mas temos que nos esforçar.

Com informações da Agência Brasil e O Povo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s