Um novo modelo de trabalho

No blog do Sidnei Oliveira no Portal Exame li uma serie de três artigos que me chamou muita atenção. Nessa serie ele escreve sobre as modalidades do trabalho através dos tempos. O autor situa cada época e escreve sobre cada tipo de trabalho empregado pelas empresas. Sidnei Oliveira denominou mostra que esta nascendo um novo modelo de gestão que faz com que as pessoas se envolvam mais com o trabalho e sentem que realmente fazem parte de um projeto maior. Sidnei escreve também que hoje não se trabalho mais 35 anos como antigamente, aonde após 55 anos de idade o trabalhador ia para casa e passava o resto do tempo vendo televisão, para o autor hoje o profissional deve estar preparado para alongar por mais tempo a sua estada no mercado de trabalho. O autor dividiu esses três modelos da seguinte forma:

  1. Modelo de Trabalho Coletivo: Este modelo teve origem na revolução industrial e até hoje esta presente no comportamento nas corporações. Nesse modelo, o que interessa é atingir o resultado. Com o uso desse modelo o profissional é avaliado somente pelo seu desempenho o que estimula o egoísmo profissional.
  2. Modelo de Trabalho Cooperativo: Nesse modelo o que se busca é o equilíbrio entre a produtividade, agilidade de processos sem o rígido controle hierárquico e a vida pessoal. É um modelo em que se espera a cooperação de todos para que os objetivos sejam alcançados. Porem esse modelo pode despertar a sensação de culpa naquelas pessoas que não podem estar sempre disponíveis para a colaboração ou forçar que as pessoas trabalhem mais e mais para ficar de bem com o grupo.
  3. Modelo de Trabalho Colaborativo: Esse modelo é o da modernidade onde existem muitos canais de comunicação e as pessoas fazem questão de usa-los. Nesse modelo as pessoas querem colaborar uma com as outras porque se sentem parte do negócio e sabem e querem bater metas e quebrar os desafios. No Trabalho Colaborativo o foco esta voltado para as pessoas e buscam-se resultados e equilíbrio da vida pessoal com a vida profissional. É o modelo que permite a satisfação do grupo fazendo com que os resultados sejam espontâneos, ou seja, não são atingidos com pressão.

Como vimos o trabalho fica muito melhor se houver colaboração de todos. Por isso quando alguém lhe pedir ajuda não negue, faça o melhor que puder e esteja certo que você também receberá ajuda. Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s