Não reclame para qualquer um , você pode ser “fuzilado”
Nesta semana me contaram uma história que me fez refletir. Conta-se que Napoleão Bonaparte tinha o costume de visitar os campos de batalha e que ele tinha por costume jantar com toda a tropa. Durante esses jantares Napoleão aproveitava para ver como ia a moral de sua tropa e obviamente todos falavam sempre que tudo ia bem.
Em um deste jantares um dos soldados do batalhão levantou e pediu a palavra.
– Senhor tenho uma reclamação a fazer, a comida não é sempre assim! O cozinheiro caprichou hoje porque o senhor veio nos visitar!
Napoleão ouviu a reclamação e imediatamente ordenou ao general do campo que o cozinheiro fosse preso por um mês e mandou que fuzilassem o soldado reclamão.
Dessa história podemos tirar várias lições. Vamos a elas:
- Antes de reclamar analise a situação, procure ver a situação em volta, as vezes em alguns momentos é melhor deixar para resolver o problema de uma outra maneira, em uma outra ocasião.
- Quando você tiver algo a falar ou reclamar fale primeiro com seu chefe ou líder, muitas pessoas não gostam de encarar a verdade diante de outras pessoas. Se você não se complicar com “Napoleão” vai se complicar com seu líder.
- Se não tiver jeito e você decidir reclamar certifique-se que você tenha “bala na agulha ou um plano B pois você pode se complicar.
Felizmente os maus entendidos no mundo corporativo não causam fuzilamento mas podem causar muitos maus entendidos e demissões. Por isso cuidado com Napoleão.
Vamos refletir sobre isso!
Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br