Tome cuidado com Napoleão

Napoleão, Soldado, Red, Britânico

Não reclame para qualquer um , você pode ser “fuzilado”

Nesta semana me contaram uma história que me fez refletir. Conta-se que Napoleão Bonaparte tinha o costume de visitar os campos de batalha e que ele tinha por costume jantar com toda a tropa. Durante esses jantares Napoleão aproveitava para ver como ia a moral de sua tropa e obviamente todos falavam sempre que tudo ia bem.

               Em um deste jantares um dos soldados do batalhão levantou e pediu a palavra.

                – Senhor tenho uma reclamação a fazer, a comida não é sempre assim! O cozinheiro caprichou hoje porque o senhor veio nos visitar!

                Napoleão ouviu a reclamação e imediatamente ordenou ao general do campo que o cozinheiro fosse preso por um mês e mandou que fuzilassem o soldado reclamão.

                Dessa história podemos tirar várias lições. Vamos a elas:

  1. Antes de reclamar analise a situação, procure ver a situação em volta, as vezes em alguns momentos é melhor deixar para resolver o problema de uma outra maneira, em uma outra ocasião.
  2. Quando você tiver algo a falar ou reclamar fale primeiro com seu chefe ou líder, muitas pessoas não gostam de encarar a verdade diante de outras pessoas. Se você não se complicar com “Napoleão” vai se complicar com seu líder.
  3. Se não tiver jeito e você decidir reclamar certifique-se que você tenha “bala na agulha ou um plano B pois você pode se complicar.

Felizmente os maus entendidos no mundo corporativo não causam fuzilamento mas podem causar muitos maus entendidos e demissões. Por isso cuidado com Napoleão.

Vamos refletir sobre isso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s