Profissionais Multitarefas: As empresas esperam por vocês

Aquele especialista que é contratado apenas para administrar somente sua função já não esta mais em alta. As empresas querem e precisam cada vez mais do que isso. A hora é dos profissionais com perfil generalista. Estes são os mais disputados no mercado atualmente. Esse tipo de profissional é aquele gestor é capaz de ter uma visão sistêmica do negócio, sabe conduzir equipes e tem uma aptidão nada para resolver problemas extras.

A especialista Rafaella Cysne, consultora em gestão de pessoas explica em entrevista para o Jornal O Povo “esses profissionais chegam no mercado com uma graduação, uma pós ou um MBA. Essa formação é exigida pelo mercado. A vivência para ocupar o cargo também, pelo menos, uns cinco anos de experiência”.

Para Magna Lobo, coordenadora de MBA em Gestão de Pessoas da Unifor, o mercado enxerga com bons olhos não somente o profissional qualificado, mas, principalmente, as competências que desenvolve e diz que “O profissional que tem vontade de aprender, que busca novas técnicas na sua área, métodos e conhece a cultura da empresa cresce. O profissional é o grande gestor da sua carreira”.

Para Fátima Motta, professora e doutora do Núcleo de Gestão de Pessoas da ESPM o profissional multitarefa “é aquele que monta uma planilha no excel e, ao mesmo tempo, escrever um texto no word. Eu posso vender em uma loja e ao mesmo tempo arrumar o estoque, por exemplo. Quanto mais eu consigo me desenvolver em tarefas diferentes, vou ser uma pessoa mais empregável”

A consultora diz ainda que o profissional com características para multitarefa tem o habito de leitura, pesquisa e aprender com experiências. Esses fatores contam pontos para esses profissionais. Fatima Mota diz que esse profissional “aprende muito na vivência prática”, e se desenvolve “participando de treinamento, conversando com pessoas, lendo livros, fazendo trabalhos, sendo um mentor na empresa.” Para ela, a vontade de ir além do que é pedido faz com que uma pessoa seja uma multitarefa. Portanto se você quer ganhar mais e ser promovido saiba que os tempos de especialistas acabaram e agora as empresas estão cada vez mais procurando profissionais que sejam capazes de realizar varias tarefas ao mesmo tempo.

Autor: Pedro Paulo Morales

Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria e Escritor Web

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s