Você esta em ON ou em OFF ?

Por Pedro Paulo Morales

O mundo esta mudando muito rápido e isso pode causar desequilíbrio nas relações humanas e no uso dos recursos naturais do planeta.

O mundo esta mudando cada vez mais rápido e o novo pode durar apenas algumas semanas e as transformações ocorrem num piscar de olhos mesmo quando estamos em OFF por algumas horas.

As mudanças ocorrem apenas com as no âmbito das novas tecnologias,  ocorrem também outras duas mudanças, as  climáticas onde pela manhã pode estar sol e a noite chover tão intensamente que deixa pontos de alagamento por toda a cidade e adivinhar se vai dar “praia” no dia seguinte se tornou um verdadeiro ato de profecia e as sociais onde  o ser humano fica cada vez mais ansioso para consumir.

Nas grandes cidades perdemos cada vez mais tempo no transito das avenidas que recebem cada vez mais carros como se fossem nossas mentes recebendo informações, no radio escutamos as ultimas notícias porque temos que estar ON a todo instante e quando há intervalo no noticiário vêm propagandas dizendo que você precisa de aplicativos para se tornar ON mesmo dentro do carro.

Quando as pessoas no transito pedem a passagem você reluta, buzina para avisar que você quer passar nunca usa a buzina para avisar que vai deixa-la entrar a sua frente, chegar primeiro agora é mais importante do que chegar todo mundo junto, não existe mais solidariedade. Estar ON é mais importante.

Hoje já não nos reunimos como antigamente fazíamos em um domingo a tarde, onde víamos nossos primos, tios e avos. Estamos agora no Facebook onde acompanhamos nossos parentes e os amigos pelo compartilhar de fotos ou assuntos, as mensagens curtas ou simplesmente o “curtir” às vezes tomam o lugar de uma conversa longa e engraçada. Observo que a cada dia as pessoas apenas entram em conversas “on-line” quando o assunto é polemico porque querem apenas recriminar as pessoas. Isso é ser ON?

Nas filas de supermercados estamos sempre ON em nosso celular, querendo saber das ultimas notícias, e deixamos de comentar um assunto com os “vizinhos” de fila que quem sabe poderia se tornar um novo amigo. Hoje todos estão ON na internet e não se falam mais Será este o nosso destino? Estar conectado ON na internet 24 horas por dia e esquecer-se das pessoas que precisam de nosso apoio presencial, nosso abraço e nosso carinho, às vezes apenas estar sentado ao lado da pessoa, mesmo quando estamos ao lado sem falar nada já é suficiente. Para você isso é ser ON ou OFF.

Nos escritórios preferimos mandar e-mail ao invés de levantar e ir até a mesa da pessoa, quantas coisas poderiam se resolver se levantássemos e fossemos até o nosso colega disposto a aprender e a ensinar ou até ouvir por um momento suas dificuldades e inquietações. Nos elevadores e corredores dos escritórios modernos e bonitos passamos pelos outros com cara amarrada e dificilmente cumprimentamos as pessoas que estão pelos corredores trabalhando como nós e talvez tenham os mesmos problemas que a gente. Infelizmente tentar ajudar as pessoas sorrir ou ter uma conversa amena se tornou uma característica de pessoas OFF quando deveriam ser de pessoas ON.

Chegou a hora de começar a pensar em um mundo mais OFF onde predomine a solidariedade pelo próximo e compreender que a  evolução da humanidade não é apenas estar ligado 24 horas online procurando  consumir novidades a cada instante porque os recursos do planeta estão se esgotando

 Imagine que muitas pessoas ainda não puderam ter o que conhecemos e às vezes até desperdiçamos recursos como, por exemplo, quando trocamos um celular com seis meses ou trocamos nossos moveis ainda novos apenas para estar na moda.

O combate ao desperdício tão alardeado pelas empresas em busca cada vez de mais lucro deve ser praticado também em nossa vida não como uma forma de nos tornamos avaros ou escravos do dinheiro e sim como uma forma de colaborar com a sustentabilidade do planeta e solidariedade para com as pessoas, poderemos estar próximo a um colapso de relacionamento entre as pessoas cuja causa é essa nova mania de estar ON a todo tempo ou ainda a beira de um colapso financeiro causado pela corrida desenfreada rumo a uma eficiência que apenas torna pessoas e empresas mais escravas dessa mesma eficiência. Isso é ser ON ou OFF ?

Não estaria na hora de simplificarmos e sermos mais OFF ? Voltar a ter mais consideração pelas pessoas ser ON para a vida, compartilhando solidariedade, conhecimentos e solidariedade. O mundo quer mais paz e menos violência física e psicologia.

Ser OFF é ser saber se desligar por alguns momentos para curtir as pessoas com respeito e os momentos com simplicidade promovendo assim a mudança que o mundo  precisa para tornar melhor para nossos filhos e netos.  Ultimamente você tem estado mais em ON ou em OFF?

Vamos refletir dobre isso?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s