As Gerações conectadas

Pedro Paulo Galindo Morales

Resumo: O artigo é baseado no programa Motivação e Sucesso do Professor Marins exibido pela Rede Vida de Televisão e fala sobre os desafios para se motivar a Geração “C”

Leitores. Um dos maiores desafios da atualidade é saber motivar e trabalhar com a Geração “C”. A Geração “C” (de Connected ou Conectada) o novo nome dado para a Geração Y é formada pelos “nativos digitais” que nasceram depois de 1984, aqueles que já nasceram clicando. Os mais velhos, são “imigrantes digitais” que aprenderam quase que por sobrevivência. Eles sabem trabalhar com computadores, mas não são totalmente uns “imigrantes digitais”, eles assistiram o aparecimento de caixas automáticos, televisão em cores e dos micros computadores.

Muitas vezes a Geração “C” quer ter acesso a redes sociais a e-mail particular durante o expediente, e fica difícil compreender uma geração que através dessas atitudes parecem demonstrar ser descomprometida com a empresa, mas não é verdade é o jeito deles basta uma boa conversa.

Por outro lado a Geração X não é compreendida também pela Geração “C” para eles os mais velhos são considerados chatos, mandões e de raciocínio lento. Aqueles que já nasceram “clicando”, esquecem que a geração mais velha é que fez o primeiro micro computador inventado há 30 anos, naquele tempo um computador precisava de precisava de 1 km² de espaço, ar-condicionado e uma equipe de 60 pessoas para operá-lo, e foi a Geração X que desenvolveu o PC.

Essas duas gerações precisam conversar entre si, uma precisa da colaboração da outra, Zuckerberg fundou o Facebook em 2004, não tão distante assim, e muitos dos que hoje recriminam os mais velhos não conseguem perceber que se os mais velhos não aprenderam é porque não tiveram ainda chance ou necessidade de aprender.

A Geração X nasceu junto com os computadores na década de 60, começaram a trabalhar quando o PC não era tão difundido como é hoje, antes cada mesa tinha uma calculadora, hoje cada mesa tem um PC ou Notebook e muitas das pessoas que operam essas ”máquinas” são as que operaram as velhas calculadoras e hoje estão também conectadas.

O grande desafio das empresas é integrar essas duas gerações, é preciso trabalho em equipe, estimular os trabalhos de inovação com grupos compostos pelas duas gerações. É dialogo e muito dialogo para que se crie um espaço para convivência e não para batalha. Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s