Por Pedro Paulo Galindo Morales
O artigo aborda sobre uma nova metodologia apresentada em 2005 pelos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne onde colocam a idéia que no mercado existem dois tipos de “oceanos” o “azul” onde não há concorrência, é um mar inexplorado e o “vermelho” onde há vários concorrentes, é um lugar de lutas sangrentas.
A Estratégia do Oceano Azul é um tipo de metodologia apresentada em 2005 pelos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne que diz que no mercado existem dois tipos de “oceanos” o “azul” e o “vermelho” e diz que temos dois meios de competir no mercado, um é através da competição acirrada, onde existem vários concorrentes com produtos semelhantes. Esse cenário é o denominado “Oceano Vermelho” lugar de lutas sangrentas onde esta representado todos os setores existentes e mercados conhecidos, caracterizados por suas regras duras porem conhecidas , os produtos neste tipo de mercado se transformam em commodities e brigam pelos mesmos clientes.
O “Oceano Azul” representa aquele mercado que não inexplorados onde não há muita competição, suas regras não estão definidas, as empresas buscam criar demanda para um novo tipo de serviço ou produto através da inovação é o espaço de mercado desconhecido abrangem todos os setores não existentes até hoje.
A entrada da empresa em um novo mercado se da primeiramente pela vontade de apresentar um novo produto para o mercado, é um conjunto de ações e decisões que vão conduzir a empresa a novos produtos e mercados.
Para que as empresas possam entrar no “Oceano Azul” elas devem inovar focando agregar valor e utilidade ao novo produto ao mesmo tempo em que cuidam para que os custos dos novos produtos, pois os clientes só estarão dispostos a testar e consumir novos produtos quando enxergarem atributos e utilidades que realmente satisfaçam suas necessidades seja ela qual for, pois os compradores buscam simultaneamente inovação, utilidade e baixo custo.
A Estratégia do Oceano Azul segue seis princípios divididos nas em duas categorias a de Formulação e Execução. Na categoria de formulação estão:
a) reconstruir as fronteiras do mercado: quando a empresa aprende a se libertar da concorrência e criar oceanos azuis, comercialmente atraentes através de produtos e serviços inovadores;
b) concentrar-se no panorama geral, não em números; essa atitude faz com que as empresas produzam estratégias que liberam a criatividade de colaboradores dentro da organização sendo que estas devem ser de fácil compreensão divulgação, para que elas possam se tornar eficazes.
c) ir além da demanda existente: Para ir além da demanda existente, pense nos não clientes, nos pontos em comum e produtos ou serviços tenham uma utilidade excepcional para os compradores
d) acertar a seqüência estratégica pense nos seguintes passos: utilidade para o comprador, preço do produto, custo envolvido e adoção, ou seja, a aceitação das estratégias.
Na categoria de Execução estão:
a) superar as principais barreiras organizacionais: cognitiva: despertar os empregados para a necessidade da mudança de valores, conviver com a limitação de recursos: quanto maior for à mudança na estratégia, mais se necessitará de recursos para executá-la, motivação para promover a inovação em todos os processos da empresa e política organizacional, voltada para dar apoio a novas idéias.
b) introduzir a execução na estratégia: internalizar a estratégia de um modo que todos os membros da organização estejam alinhados com a estratégia e sempre dispostos a apoiá-la em todas as circunstâncias.
A estratégia possui ferramentas e modelos para analise dos novos mercados uma delas é a matriz de avaliação de valor que é uma ferramenta de diagnóstico e serve para o desenvolvimento de uma estratégia consistente de oceano azul com o objetivo de captar a situação atual no espaço de mercado conhecido e verificar o nível de oferta de cada segundo a percepção dos compradores. Uma modelo para se construir a estratégia é a Modelo das quatro ações que apresenta ações destinadas a analisar o quanto de valor o novo mercado pode valer para a empresa. As quatro ações são: reduzir, quais os atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? ; eliminar, quais os atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados; elevar, quais os atributos devem ser elevados bem acima dos patrões setoriais? ; criar, quais os atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados? Essas quatro ações levam a empresa a agir com base nelas, para construir novos valores, ou seja, oferecer produtos com inovação e que ao mesmo tempo sejam de baixo custo e interesse para os compradores.
Uma das premissas dessa nova estratégia é a mudança de foco parar de olhar para a concorrência e pensar em novas oportunidades para isso é preciso visualizar a estratégia através de quatro passos primeiro é preciso despertar visual, ou seja, analisar as competências, as qualidades positivas e negativas da empresa, o segundo é explorar o visual, descobrir como a empresa está sendo percebido pelo mercado, o terceiro ponto é visualizar a estratégia através da elaboração de um plano tático-estratégico e o quarto passo é a comunicação visual que vai comunicar esse plano ao mercado.
A Estratégia do Oceano Azul é uma metodologia que leva as empresas a inovação, essa necessidade de inovação é motivada pela vontade de ganhar mercado, buscar oferecer um produto ou serviço que tenha utilidade para os compradores ao mesmo tempo em que o preço precisa ser um atrativo para que o produto tenha um alto consumo a ponto de criar um novo mercado e também seja capaz de ser lucrativo para a empresa, onde as empresas possam não apenas cumprir metas, mas superá-las, porem é importante frisar que a essência da metodologia é que as idéias sejam simples, para que todo mundo possa entendê-las, tenham custos baixos e agreguem valores para os compradores.
Parabéns Pelo Artigo, muito bom.
Desidério,
Obrigado pelo comentário. Fico feliz!
Pedro Paulo Morales