Como se sentir feliz?

Feliz, Estou Feliz, Sorriso, Felicidade

Lendo esta semana vários artigos em busca de um assunto para escrever li no blog do Sergio Chia no site da Revista Isto É Dinheiro três ensinamentos do monge budista Matthieu Ricard que foi chamado de “o homem mais feliz do mundo” pela mídia.

Em um encontro promovido por uma universidade várias pessoas ouviram as visões de Ricard sobre felicidade.

Assim como Sergio Chia absorveu três lições ao ouvir a palestra do monge budista também ao ler o texto do Sergio fiquei pensativo e refleti sobre as três lições ensinadas pelo monge e que podem ser aplicadas tanto na vida profissional como pessoal.

Em primeiro lugar o monge ensina que as pessoas devem buscar um ambiente de colaboração e entender que ninguém faz nada sozinho. A cooperação entre as pessoas deve ser estimulada para que todos se sintam felizes quando um resultado seja alcançado porque apenas dessa maneira é que as pessoas se sentirão como parte de um time que venceu um desafio e não como intrusas que apenas pegaram carona no resultado.

A segunda lição aprendida foi a de que ninguém é feliz sozinho, é necessário que todos que estão envolvidos em uma situação se sintam felizes. O egoísmo e mesquinharia não leva a nada, para o monge as pessoas egoístas veem as outras como uma ameaça e não pode ser assim porque nunca se é verdadeiramente feliz quando se sabe que outras pessoas não estão felizes. Para o monge é preciso ter compaixão pelas pessoas.

A terceira e última lição é que devemos estar sempre focados no presente porque tudo muda a toda hora e tudo depende do que fazemos no presente. O presente é a solução para os nossos problemas porque tudo que que se quer ser ou realizar depende do presente.

Estas três lições servem tanto para a nossa vida pessoal com profissional pois todos com quem nos relacionamos precisam de amor e compaixão. Tanto uma casa ou uma empresa precisam de gente feliz para que os resultados sejam bons e a felicidade só é alcançada plenamente quando todos estão bem, você e os outros.

Vamos refletir sobre isso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s