As pessoas colocam fé em você?

A confiança é algo que é construída ao longo do relacionamento.

Falar sobre confiança é sempre difícil. Difícil porque você não sabe ate que ponto pode confiar nas pessoas e até onde as pessoas realmente confiam em você. Veja que é uma pergunta muito difícil de ser respondido por que evolve uma serie de atitudes que são tomadas ao longo do tempo que faz com que tenhamos realmente essa percepção sobre as pessoas e se pararmos para pensar até nos mesmos.

A confiança é algo que é construída ao longo do relacionamento. Quando falo de relacionamento não é somente o de pessoas, mas também o de empresas com seus funcionários, governo com seu povo e instituições com instituições.

Dando uma olhada no dicionário podemos encontrar a definição que confiança é a esperança firme em alguém ou em alguma coisa: ter confiança no futuro. A confiança tem que ser conquistada através de um conjunto de atitudes e deve estar presente em todos os lugares e em tudo que fazemos. Quem nunca ouviu a expressão “fio do bigode” usada para expressar quando os negócios estavam fechados onde o fio de um bigode era dado como garantia da palavra empenhada. O simbolismo indicava que “minha palavra tem valor, e basta!”. Outra expressão muito usada para expressar que uma pessoa é digna e confiável é “Nesse eu boto fé”, a palavra fé teve sua origem do latim (fides, fidelidade) e significa a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de contestação.

Como vimos na confiança não há espaço para duvidas. Para saber se você é confiável comece a observar seu comportamento e o de outras pessoas ou intuições (elas são feitas por pessoas). Faça algumas perguntas como: sou confiável? Cumpro minhas obrigações? Cumpro horários e prazos? Faço mais do que a simples obrigação? Sou uma pessoa realmente honesta e ética? Ajudo as pessoas a serem mais confiáveis? Comece por essas perguntas e veja se você e confiável, depois faça essas perguntas tendo como referencia as outras pessoas. Lembre-se sem confiança um relacionamento não pode dar certo. Vamos refletir sobre isso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade.   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s