Sempre quando se procura um emprego logo pensamos em um currículo e não existe atualmente vaga de emprego que não passe por um bom currículo. Por esse motivo o capricho no currículo pode ser decisivo na hora de procurar um emprego.
Segundo especialistas consultados UOL Empregos os currículos podem carregar erros por excesso de informações como narração de muitas experiências e inovações gráfica ou numero de documentos como, por exemplo, o numero da carteira de motorista para uma vaga a emprego que não seja para motorista.
Um dos maiores problemas dos currículos é a falta de objetividade e erros de ortografia juntamente com excesso de dados. Segundo especialistas um consultor de recursos humanos chega a analisar 200 currículos por dia e um currículo objetivo e sem muitos “enfeites” pode ajudar o consultor na análise.
Apresentação do currículo
Outro cuidado que precisamos ter é na apresentação gráfica que deve ser feita em uma fonte conhecida como, por exemplo, Arial ou Times New Roman e deve-se tomar cuidado com as cores, pois existem impressoras ou programas que não reconhecem algumas fontes e cores o que pode fazer com que o selecionador ao imprimir o currículo perda alguns dados.
Se a vaga a emprego não necessita de foto não é preciso coloca-la e quanto aos dados pessoais somente os essenciais como nome, endereço, telefones (atualizados), e-mail, data de nascimento e estado civil e não inicie mais com Curriculum Vitae ou Currículo, pode começar diretamente pelo seu nome porque assim você ganha mais espaço e mostra ao consultor que você esta atualizado com a realidade de mercado.
Foque nos resultados
Para os consultores é preciso focar nos resultados conquistados no ultimo emprego como, por exemplo, projetos em que você participou ou resultados como: “aumentei as vendas em 10%” ou redução de 30% nos custos operacionais.
Elencar qualidades como “boa capacidade de análise” ou “líder” ou organizado não precisam constar no currículo, pois será observado pelo selecionador na ocasião de uma entrevista ou aplicação de testes técnicos e psicológicos. Para os especialistas o melhor é colocar um campo com o nome de “Objetivos pretendidos”, onde você pode descrever suas pretensões para o novo emprego.
Envio por e-mail
Hoje é muito comum, quase que uma regra enviar o currículo para o e-mail da empresa recrutadora por isso saiba que os consultores gostam de receber o e-mail com o arquivo anexado. Quanto a apresentação no e-mail, este deve ser feita de uma forma breve como, por exemplo, Boa tarde. Meu nome é tal e gostaria de me candidatar à vaga X.
Referencia
Como fazer um currículo: excessos comprometem busca pela vaga, publicado em http://noticias.uol.com.br/empregos