Sucesso alicerçado em valores e virtudes

O artigo é baseado no programa Motivação e Sucesso do Professor Marins exibido pela Rede Vida de Televisão e fala sobre valores e virtudes.

O sucesso tem que ser alicerçado em valores e princípios elevados, não é à toa (expressão utilizada para dizer que algo não tem rumo definido) que em todo planejamento estratégico a palavra valores tem uma destaque muito grande, pois transmite para clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade quais os valores serão utilizados pelas empresas para chegarem ao sucesso. Nestes valores alicerçam todas as relações das empresas, estes devem ter como base virtudes que podemos definir como a disposição constante de praticar o bem e evitar o mal.

Quais são esses valores e virtudes que alicerçam o sucesso?

Temos quatro virtudes cardeais (centrais) que polarizam todas as outras virtudes humanas. (virtudes cardeais são aquelas necessárias para uma boa vida cristã)

  1. Prudência: O ser humano é prudente busca fazer tudo aquilo que é verdadeiramente bom procurando em toda situação agir sempre dentro dos padrões morais.
  2. Justiça: O ser humano é guiado pela justiça, anda no firme proposito e vontade de conceder aos outros os que lhes é devido, mesmo que isso faça com que os outros nos vejam como pessoas “duras” demais.
  3. Fortaleza ou Força: É a virtude que leva o ser humano a superar a debilidade humana e o medo, os desgostos e os sofrimentos. Por isso, existem homens valentes não apenas nos campos de batalha, mas também nos quartos e leitos de hospitais.
  4. Temperança ou Moderação: Moderado é o ser humano que é dono de si. Aquele em que as paixões não predominam sobre a razão, à vontade e até o coração. O homem que sabe dominar-se a si próprio! Aquele que não abusa da comida, da bebida ou dos prazeres; aquele que não bebe em demasia, e não foge da vida utilizando entorpecentes, etc.

Virtude é um habito. Os lideres tem um conjunto de crenças e valores e estes eles difundem para a empresa, uma organização não pode ser humilde se as pessoas não são humildes.  As virtudes individuais é que fazem uma empresa virtuosa.

Uma empresa virtuosa é aquela que respeita os clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade.

Não mentir, cumprir o que se promete e respeitar as pessoas são razões que podem estar atrás do sucesso ou do fracasso de muitas empresas e pessoas.

As pessoas buscam valores e virtudes e quando os encontram, em pessoas ou  organizações,  saberão reconhecer .

Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s