Como se tornar imperdível para sua empresa

Pedro Paulo Galindo Morales

Se tornar imperdível para um empresa é muito mais de que cumprir tarefas e chegar na hora certa.

Leitores. Hoje o mercado de trabalho vem se tornado cada vez mais competitivo e é preciso estar atento para saber o que o mercado esta esperando de um novo profissional, quando falo em novo profissional não é apenas aqueles que vão ingressar no mercado de trabalho, mas também aquele que já esta nele há algum tempo.

A formula para o sucesso ainda é uma incógnita, mas temos algumas pistas que podem levar ao seu encontro. O conhecimento especializado é fundamental para o sucesso profissional em todas as áreas de atuação, mas ser bem sucessivo requer alguns ingredientes a mais como garra, criatividade e senso de oportunidade, habilidade para trabalhar em grupo, boa comunicação e o mais importante comprometimento com seu trabalho pois uma das características mais valorizadas no mercado é a autogestão ( como a pessoa se comporta no desempenho do seu trabalho) , se entrega as tarefas em dia , cumpre horários e principalmente compre as metas. Outro requisito básico para o sucesso é ter foco em suas atividades além de ter capacidade de desenvolver uma visão sistêmica do negócio da empresa (para isso recomendamos internalizar a visão, missão e valores da empresa), além é claro de saber o que “rima” com o que na empresa como o clássico fluxograma entrada, processamento e saída.

Um dos pontos que mais tem se falado dentro das empresas é o de inovação e muitos profissionais pensam que isso é apenas para o pessoal que trabalha com projetos de P&D o que é um grande engano, quando se diz “pensar com a cabeça de patrão” esta querendo se dizer que para o sucesso acontecer o colaborador deve pesquisar uma maneira de reduzir os custos (evitar desperdícios) e aumentar as receitas (atendendo melhor, por exemplo).

Um caso muito interessante de inovação é do Post-it desenvolvido por um cientista da 3M, Dr. Spencer Silver, um adesivo de pouca adesão, que não deixava marcas e era de fácil remoção. Durante cinco anos Spencer divulgou seu produto, sem sucesso amigo de Spencer, que cantava no coro da igreja, ficava nervoso quando suas fichas caiam com frequência e para resolver esse problema resolveu grudar as fichas com a cola que seu amigo havia inventado, desde então esses papeizinhos na cor amarelo canário vem nos ajudando a não se esquecer das coisas.

Neste exemplo de Spencer Silver temos outros ingredientes indispensáveis para se tornar uma pessoa indispensável.

  1. Foco e comprometimento: ele promoveu o produto por anos e anos sem um sucesso imediato mesmo dedicando algum tempo de seu descanso.
  2. Pensar no futuro: ele queria crescer e para isso decidiu que precisava também colaborar para que o produto fosse bem aceito.
  3. Agregou valor para a empresa e sobe usar o Capital Intelectual: O exemplo do post-it serve para mostrar como o desenvolvimento de um projeto e a persistência torna-lo comercial tornou Silver imperdível para a empresa, pois ele hoje tem mais de 20 inventos.

Como vimos não existe uma formula para o sucesso, existem apenas pistas, e essas estão em varias histórias e atitudes de sucesso! Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s