Sobre Liderança e Amor: Os princípios de liderança servidora do Monge e o Executivo.

Por Pedro Paulo Galindo Morales

Resumo: O artigo fala sobre liderança dos princípios de liderança servidora do Monge e o Executivo do autor James C. Hunter em seu livro “Como se tornar um líder Servidor” Capitulo 4.

Neste capitulo Hunter diz que o amor é visto como um sentimento romântico e por esse motivo encontra certa resistência quando é falado em seminários e palestra principalmente pelo público masculino.

O amor deve ser entendido como não como um sentimento negativo, mas sim como um sentimento positivo, desde que você se sinta bem em relação a alguém ou alguma coisa. O amor de que Hunter fala não é aquele amor de paixão, mas sim o amor de vontade (devocional) que é aquele em que uma pessoa se coloca a disposição para ajudar compreender e satisfazer as necessidades legitima de outra pessoa mesmo quando não temos afinidades por pessoas que não gostamos.

Quando se esta em uma posição de liderança se deve dar o exemplo deve-se agir de acordo com o que se fala e agir com São Francisco de Assis que pediu aos seus seguidores “pregassem o evangelho em todas as ocasiões ma só usassem palavras quando fosse necessário.

As qualidades do amor e liderança podem ser contempladas no que o autor chama de “Passagem do Amor” onde o que é dito vai de encontro ao que pessoas que participam dos seminários de liderança dizem sobre a arte de liderar, a lista contem características como, honestidade, respeito firmeza justiça atenção articulação dedicação e previsibilidade. A “Passagem do Amor” é muito utilizada em casamentos e esta escrita em Coríntios 1 ,Capitulo 13 a qual reproduzimos a seguir 4.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso (respeito); o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece (humilde) . 5. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses (altruísta), não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor nunca falha (dedicado) , para o autor a passagem bíblica reflete a qualidade do amor que representa a verdadeira essência da liderança e o verdadeiro significado do caráter ( o que se faz) a lista do comportamento do líder é:

Liderança exige Qualidade Percebida
Paciência Auto Controle
Gentileza Tratar os outros bem, se interessar pelos outros
Humildade Comportamento autentico, sem complexo de inferioridade
Respeito Tratar as pessoas com a devida importância, construir uma relação de confiança, delegar tarefas
Altruísmo Atender as necessidades legitimas dos outros.
Perdão Tolerar as imperfeições das pessoas (comportamentos)
Honestidade Não tentar enganar ninguém
Compromisso Ter coragem moral de fazer a coisa certa, lealdade para com a equipe
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s