Sobre Gentileza e Responsabilidade: Os princípios de liderança servidora do Monge e o Executivo

Por Pedro Paulo Galindo Morales

Continuando a série de artigos do livro “Como se tornar um líder Servidor” vamos falar sobre o capitulo 5 onde Hunter diz que para ser um líder servidor é preciso ter boas maneiras ao lidar com as pessoas sendo que essas habilidades estão presentes em todas as pessoas basta ver que quando os executivos estão frente a frente com pessoas importantes todos eles sabem se comportar e serem agradáveis sendo que eles se acostumaram a desenvolverem hábitos de serem desagradáveis com pessoas que não consideram importantes e o mais incrível é que as empresas muitas vezes concordam com esse comportamento.

Uma das técnicas para que as pessoas verifiquem se estão se comportando bem adequadamente é gravar a entrevista de recrutamento onde eles se apresentam amáveis e sorridentes e se mostram como o líder que a empresa precisa, aquele que sabe tratar bem as pessoas.

A maior oportunidade de ser atencioso com outras pessoas é quando desenvolvemos a escuta empática que é aquela em que nos colocamos no lugar dos outros escutamos com atenção e respeito.

Saber escutar é um sinal de gentileza e a boa noticia é que a escuta empática pode ser desenvolvida de maneira que se crie um relacionamento saudável.

O líder deve ter como responsabilidade fazer com que a equipe de liderados contribua para cumprir os objetivos da empresa porque quando o líder não faz isso ele esta prejudicando a empresa pois ela não se beneficia do trabalho do liderado passando o líder a ser o único beneficiado com essa atitude pois ele não tem que enfrentar problemas de relacionamento.

No mundo dos negócios o lucro é o combustível que faz a empresa se mover se não há lucro a empresa para e acaba e é por esse motivo que o líder deve cobrar que o liderado faça o serviço de uma maneira melhor possível, se não fazer não se deve ter duvida em desligá-lo ou removê-lo para outra função.

Conforme Hunter disciplinar é ensinar e os lideres devem ensinar as pessoas a cumprir com suas obrigações, a palavra disciplina vem de discípulo e tem a ver com aquele que recebe treinamento ou ensinamento, mas infelizmente atribuiu-se a ela um caráter negativo ligado a punição e humilhação quando o sentido certo da palavra deve ser entendido como levar a pessoa ao caminho certo.

Os lideres servidores possuem a capacidade de “abraçar” quando seus liderados estão com problemas e dar uma “palmadas” quando eles precisam ser repreendidos ficando claro que os gestores devem cumprir metas ao mesmo tempo que desenvolvem relacionamentos e fazem escolhas entre o certo e o errado motivo pelo qual ele deve ter influencia sobre a sua equipe a fim de que estas escolhas possam obter sucesso.

Quando se faz a escolha de ser líder deve-se ter em mente que o caminho é árduo e que neste caminho há escolhas e transformação e é imprescindível que o líder tenha essa habilidade, pois ser um líder autoritário é fácil difícil é ser um líder paciente, gentil, humilde , respeitoso , altruísta honesto e dedicado.

Como se diz na agricultura “Ou se esta verde e crescendo ou se esta maduro e apodrecendo” onde o verde é a transformação (escolhas) e o maduro é a acomodação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s