PEC dos gastos, é preciso esse mal?

Análise, Pagar, Empresários, Reunião

Pedro Paulo Morales

O Brasil está prestes a entrar em um sistema de controle de gatos que pode comprometer o seu futuro. A PEC dos gastos públicos (PEC nº 241, na Câmara Federal, PEC nº 55, no Senado Federal, ou só “PEC dos gastos”) que está para ser aprovada pode se tornar uma faca de dois gumes com o passar do tempo.

A PEC dos gastos foi elaborada para combater o mal uso do dinheiro público e tem sido alvos de críticas pela sociedade e partidos de oposição justamente porque ao estabelecer

um teto de despesas do estado, limitando estas a da inflação do ano anterior pode fazer com que o Estado Brasileiro deixe de investir em demandas necessárias para o povo brasileiro. A PEC dos gastos não é de toda ruim, mas 20 anos é muito tempo para essa lei que pode engessar toda a política de futuros presidentes do Brasil.

Apesar de não promover cortes imediatos nos gastos ela pode criar problemas conjunturais para o pais pois um controle de gastos não pode simplesmente engessar por 20 anos as demandas de um povo. O povo brasileiro ao longo desse tempo vai precisar de educação, saúde e emprego e essa PEC que vem para salvar agora pode jogar o Brasil em uma crise que pode com o tempo reduzir a capacidade do governo brasileiro resolver os problemas nacionais.

O problema do Brasil não é limitar os gastos, mas sim cortar gastos desnecessários como cargos comissionados, gastos com altos salários dos três poderes e demais gastos de custeio, diminuir os gastos e acabar com corrupção e a velha política do “dando que se recebe”.

O governo começou errado quando aumentou salários de várias categorias em aumentos que variam de 10,7% a 55%, conforme a categoria e o prazo em que serão repostos os ganhos. O impacto previsto sobre os cofres públicos pode R$ 58 bilhões até 2019. Como vemos o impacto vai ser somente para a população brasileira pois os integrantes do governo já se “salvaram”. A conta futura vai ser paga mais uma vez pelo povo brasileiro, se sobreviver.

Pedro Paulo Morales

Escritor Web

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s