As Três peneiras

https://i2.wp.com/www.amormariano.com.br/wp-content/uploads/3-Peneiras-escrita.jpg

Muitas vezes as pessoas nos contam coisas que não queremos saber, ou melhor, assuntos que se não soubéssemos p0deriamos viver muito melhor e teríamos muito mais tempo para nos dedicarmos a coisas realmente edificantes.

 Há uma um história atribuída a Sócrates que sempre é bom lembrar e que parece que esta cada dia mais em desuso não porque é antiga e sim porque parece que nós os seres humanos gostamos muito de confusão. Tanto no mundo corporativo como na vida pessoal devemos fazer sempre como Sócrates orientou certo homem que foi contar uma coisa a ele.

Quando o homem ia começar a falar ele imediatamente perguntou se o assunto tinha passado pelas três peneiras. O homem perguntou.

 Peneiras? Que peneiras? E Sócrates imediatamente ensinou o homem

A primeira peneira que você tem que utilizar é a da verdade. Você tem certeza que  isso é verdade? E Sócrates continuou ensinando.

A segunda peneira é a da bondade. Você gostaria que falassem isso de você ou comentasse esses acontecimentos de sua vida?

A terceira peneira é a da necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?

 O homem ouviu tudo atentamente e falou – Não tenho mais nada a contar, pois o assunto vazou pelas três peneiras.

Geralmente estes assuntos começam com aquelas frases de efeito como: Já contei a ultima? Tenho uma bomba! Você precisa saber! E por ai vai.

No mundo corporativo todo o assunto deve ser “peneirado”, pois dependendo do assunto comentado ele pode causar um sério descontentamento entre os colaboradores ou até mesmo prejuízos como, por exemplo, um vazamento de informação. Evitar uma fofoca a mais é uma maneira de contribuir para que o ambiente de trabalho fique mais saudável.

No entanto, se o assunto passou pelas três peneiras você deve passá-lo adiante porque ao ser comentado pode mudar o curso de um acontecimento ou até mesmo resolver um problema.

Por fim lembre-se da frase de Albert Einstein que diz: “Pessoas sábias falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre eventos e pessoas medíocres falam sobre pessoas.”.

Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s