Leitores. Toda empresa tem seu problemas do dia a dia, mas no final de ano todos aparecem de uma vez só, enquanto trabalhava ate tarde, em uma dessas paradas para um café me veio à mente o titulo deste texto.
Vocês devem estar pensando que titulo estranho?
Vejamos. Quando vamos a uma feira livre encontramos quase tudo aquilo que queremos, lembro-me dos pasteis das feiras de São Paulo quentes e deliciosos. Estou saindo do tema.
As empresas de um modo geral sempre têm problemas e alguns difíceis de resolver, quer se tenha um bom planejamento ou não, uma equipe boa ou não tão boa, simplesmente os problemas aparecem e temos que resolver. Esses problemas podem ser comparados a frutas, legumes e demais produtos que são vendidos na feira livre.
Vamos à lista de “compras”
- Abacaxi: é um problema de difícil solução, geralmente há muitos espinhos e não costumam ser doces, às vezes já estão passados;
- Pepino: é um problema não tão serio como um abacaxi porem tem uma diferença, mesmo resolvido ele fica “rodando por algum tempo”.
- Ovos: lembra-me omelete e omelete para ser feito é preciso quebrar os ovos, é a situação em que para se mudar alguma coisa é preciso quebrar um paradigma e toda mudança sempre desaloja alguém, é ai que esta o problema.
- Limão: é quando existem decisões e soluções azedas para se tomarem;
- Queijo: muitas vezes temos que usar a técnica do queijo suíço, fazer a tarefa aos poucos juntamente com outras mais urgentes.
- Salada: é quando temos vários problemas em um único prato.
Como vimos na nossa feira existe de tudo um pouco. Será que me esqueci de algo? Sim, o pastelão porque em alguns casos temos situações que mais parecem uma comédia! Vamos refletir sobre isso!