Sobre Poder e Autoridade. Os princípios de liderança servidora do Monge e o Executivo.

Por : Pedro Paulo Galindo Morales.

Resumo: O artigo fala sobre liderança dos princípios de liderança servidora do Monge e o Executivo do autor James C. Hunter em seu livro “Como se tornar um líder Servidor” Capitulo 2.

A liderança e o caráter são determinados pelas opções diárias que fazemos estas é uma das duas únicas coisas de que temos certezas na vida à outra é a morte.

A maioria dos papeis de liderança vem junto com o poder, mas sempre sem o desenvolvimento da autoridade.

Para Hunter há uma diferença entre poder e autoridade e para explicar essa diferença ele recorre a Max Weber um dos fundadores da sociologia, ele desenvolveu a teoria da organização social e econômica em que aponta as diferenças entre poder e autoridade. Para Weber o raciocínio é o seguinte: poder é quando obrigamos alguém a fazer algo quando podemos fazer o uso de algum tipo de represália e autoridade é a habilidade de fazer com que uma pessoa faça alguma tarefa de bom grado por que temos influencia.

O poder funciona por um bom período porem ao longo do tempo começa a deteriorar os relacionamentos. Nas empresas o uso desse poder pode levar a uma serie de problemas de relacionamento que ir atrapalhar o lucro da empresa.

Para que uma empresa sobreviva, ela tem que atender necessidade humana se ela não fizer isso ela ira desaparecer. As empresas saudáveis são aquelas que mantém um bom relacionamento com os clientes,funcionários ,acionistas, fornecedores e comunidade . No novo milênio a cultura do poder será incapaz de manter a empresa competitiva no mercado.

O mundo esta mudando não há mais lugar para os velhos paradigmas, a estrutura piramidal da hierarquia militar, onde a técnica de gestão pregava que o funcionário não precisava pensar e o que importava era fazer o chefe feliz ficou cada vez mais distante.

Hoje o que vale é agradar o cliente, estimular as pessoas a trabalharem com qualidade e desperta-las para a inovação dos processos, a liderança moderna exige habilidades como paciência e confiança.

O poder deve ser usado em situações especificas para atender as necessidades do momento e quando o usamos nos sentimos frustrados, pois sabemos que quando usamos a autoridade conseguimos a colaboração dos outros e conseguimos isso através da influencia sobre as pessoas e como surge a autoridade?

Surge através da disponibilidade que o líder demonstra em ajudar as pessoas que estão sob a sua liderança a se tornarem melhores, ele serve as pessoas (identifica suas necessidades).

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, pedropaulomorales@yahoo.com.br ).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s