Conheça uma história de empreendedorismo, sucesso e persistência.

Por Pedro Paulo Morales

Assiste neste final de semana o filme “O menino que descobriu o vento” que conta a história de William Kamkwamba que nasceu em uma família de camponeses da região de vila de Kasungu, no Malaui, uma região que foi assolada por uma seca muito grande, onde muitas pessoas perderam a vida.

Willian após estudar física e eletricidade utilizando livros da biblioteca da vila consegui desenvolver um sistema de captação de energia eólica improvisado que propiciou bombear água e irrigar as plantações de moradores da região. Um filme que merece ser visto para que possamos refletir como a força de vontade, foco e determinação podem resolver problemas que em uma primeira análise não tem solução.

O município de Pereiro, estado do Ceará também tem uma história parecida. Na década de sessenta, no município de Pereiro José Roberto Nogueira morava com os pais e mais 11 irmãos em uma casa simples a família vivia isolada, sem energia e cultivavam o próprio alimento, se não chovesse passavam fome.

Como no filme José também mexia em rádios, aos treze seu pai comprou um rádio de pilha e o menino foi logo abrindo o pequeno rádio pois queria saber o que tinha dentro daquele pequeno objeto que falava. A curiosidade levou José a estudar eletrônica por correspondência no Instituto Universal Brasileiro e mesmo sem ser remunerado passou a consertar rádios e eletrodomésticos dos moradores da região. Aos dezesseis anos José inventou uma bicicleta motorizada que usava hélices economizando umas pedaladas. Aos vinte anos vende a invenção junta dinheiro e compra uma passagem para São José dos Campos pois seu sonho era trabalhar na Embraer.

Em São José dos campos José vendia roupas enquanto cursava o curso Técnico de Eletrônica. Os estudos deram frutos pois ele 3 anos depois consegui entrar na Embraer. Mesmo trabalhando na Embraer José começou a fabricar antenas parabólicas aos finais de semana. Conversando com um amigo que era proprietário de provedor de internet teve a ideia de montar uma internet via rádio na cidade utilizando suas antenas. Ao mesmo tempo que expandia a empresa de internet em São José dos Campos trazia do interior cearense seus irmãos e conhecidos para estudar e trabalhar na empresa.

Quando seus irmãos aprendiam a profissão de instalador de antena para a internet a rádio voltavam para o Ceará e iam trabalhar na mesma atividade. Aos poucos com muita determinação José, em São Paulo e seus irmãos no interior do Ceará montavam antenas de internet a rádio e espalhavam a novidade pelo interior do Ceará. José dizia que se em uma cidade existisse 50 pessoas que precisassem de internet o sinal iria até lá.

Mais tarde José Roberto conheceu na Coréia e Japão uma tecnologia nova para fazer ligação entre os clientes: a Fibra Ótica. Aos poucos José Roberto foi instalando cabos de fibra nas cidades para levar aos assinantes da empresa um serviço de qualidade em Internet, TV por assinatura, Telefone Fixo e Móvel. Hoje a BRISANET SERVICOS DE TELECOMUNICACOES LTDA, empresa de José Roberto opera em quatro estados do nordeste, tem mais de 220.000 assinantes e uma rede de 18.000 cabos de fibra ótica.

Em uma de suas entrevistas José Roberto disse que por ele ter tido tanta dificuldade ele foi obrigado a sair da zona de conforto e passou desenvolver novas habilidades. Sem dúvida uma história de desafio, superação e perseverança que merece ser contatada

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Site Falando de Gestão www.pedropaulomorales.compedropaulomorales@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s