Um ambiente corporativo descontraído ajuda a criar um ambiente inovador nas empresas, mas não é tudo.
Por Pedro Paulo Morales
O que é inovação? Muitos se perguntam o que é ´inovar e quase sempre não temos a resposta. Conforme definição a palavra inovação derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.
Inovação pode ser também fazer algo com menos recursos ou criar algo que promove ruptura paradigmática, mesmo que parcialmente ou simplesmente fazer algo diferente que melhore o desempenho de algum processo ou a qualidade de vida dos seres humanos.
Muitas empresas estão estimulando atitudes inovadoras e isso é muito bom! Mas essas mesmas empresas que estimulam a inovação não diminuem a pressão no mundo corporativo com o objetivo de criar um ambiente tranquilo para que venha favorecer a inovação.
A busca por resultados ou a pressão para a entrega destes pelos colaboradores tem inibido muito a inovação dentro das empresas pois os colaboradores que tem as ideias não dispõe de tempo para se dedicar aos novos projetos ou seja não tem um tempo para se dedicar aos projetos.
O ideal seria que as empresas disponibilizassem um local em que o colaborador pudesse se dedicar ao projeto ao menos um dia por semana onde este ficaria afastado de suas tarefas diárias.
Algum especialista em pessoas vem promovendo que as empresas devem tornar os ambientes físicos mais leves e coloridos, promovendo uma descontração ou então lançam programas de inovação onde os vencedores ganham prêmios ou viagens, estes ajudam a criar um ambiente inovador, mas não são suficientes pois a pressão diária por resultados tem sido constante e muitas vezes esse ambiente quando não inibe a inovação as tornam menos criativas.
Sem dúvida inovação não rima com pressão, vamos refletir sobre isso e sucesso!