Desempenho e Resultado. O que vale é bola na rede!

O que vale é bola na rede! Já dizia locutor esportivo Ênnio Rodrigues Carraça.

Tite, técnico da seleção brasileira disse que é preciso saber diferenciar resultado e desempenho. Para ele o desempenho de um time de futebol tem a ver com a força como se joga, se a equipe é competitiva ou se ela é mentalmente forte para enfrentar os desafios e deu o recado para os torcedores de que é preciso ter um pouco de compreensão e não ficar chateado se a seleção não ganhar de primeira. Será que essa estratégia funciona no mundo corporativo?

Podemos definir desempenho como sendo o ato de executar uma obrigação/ação que pode ser verificada através de batimento de metas, requisitos ou expectativas. Já resultado podemos definir como o efeito de uma ação ou resolução de algum problema. Sendo assim podemos dizer que toda ação executada gera um resultado.

Se no futebol podemos ter um time com um bom desempenho e maus resultados, no mundo corporativo não se pode dizer a mesma coisa. No mundo das empresas um profissional ou equipe deve além de ter um bom desempenho produzir bons resultados para atingir seus objetivos e se manter empregado.

A lógica de ter um bom desempenho e um mau resultado muitas vezes não é tolerado por gestores das empresas pois assim como no futebol o que vale é bola na rede, ganhar o jogo. Tanto isso é verdade que Tite tem consciência que o objetivo apenas será atingido se o Brasil ganhar os jogos da segunda fase.

Para que um profissional tenha um bom desempenho é preciso que ele se esforce para cumprir as tarefas, desenvolver competências técnicas e comportamentais. Outra característica importante que o profissional deve ter é o controle seu tempo pois quando se faz uma boa gestão de tempo e se é mais organizado é possível ser mais produtivo e como consequência ter um melhor desempenho e chance de apresentar um bom resultado.

Infelizmente no mundo corporativo não basta ter um bom desempenho sem resultados, para se manter empregado ou no mercado é preciso bater metas e expectativas. No mundo corporativo também se disputa um campeonato de futebol, onde não adianta chutar ao gol ou ter uma boa formação de equipe pois só ganharemos a partida se a bola entrar! Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s