Porque tenho que fazer de novo… (sobre o retrabalho nas empresas)

Por Pedro Paulo Galindo Morales

O artigo aborda sobre o retrabalho, que muitas vezes gera custos e mal estar e o que é pior, podem levar a decisões erradas que podem provocar grandes prejuízos.

Leitores. Cada vez mais nas grandes empresas as pessoas estão fazendo muitas tarefas ao mesmo tempo porem estudos comprovam que as pessoas que fazem mais de uma tarefa simultaneamente alternam a atenção entre uma tarefa e outra e, por essa razão, a produtividade é menor do que das pessoas que se concentram em uma única tarefa de cada vez.

Esta atitude muitas vezes leva a erros e problemas que vão se tendo reflexo em varias áreas da empresa como um “efeito borboleta” onde um simples bater de asas pode provocar um vento forte em outra parte do planeta, quanto mais importantes forem às tarefas, piores serão as consequências dessa prática, tarefas complexas precisam de concentração, sem interferências de telefonemas e interrupções que apenas atrapalham e levam ao retrabalho que muitas vezes geram custos e mal estar e o que é pior, decisões erradas que podem provocar grandes prejuízos como produtos lançados às pressas apenas para ser ‘a primeira’ a lançar o produto e depois ter que recolher unidades, imagine quanto dinheiro e tempo desperdiçados.

 Para comprovar o que estamos falando imagine o que pode ser um atrito entre diretores ou uma entrega feita errada em outra parte do planeta por um simples erro de concentração, note como um motorista se comporta quando se perde a primeira providência é abaixar o volume do rádio. Isso acontece porque a tarefa principal, que é encontrar o caminho, exige atenção total, sendo necessário “limpar” a mente de qualquer interferência, como o som do rádio.

A necessidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, como falar no telefone digitando um e-mail e ouvindo o que o colega ao lado está dizendo, nos faz acreditar que estamos sendo polivalentes, mas, na realidade, algumas dessas tarefas não estão sendo bem feitas, saiba que o tempo para concluir várias tarefas feitas ao mesmo tempo poderia ter sido menor se tivessem sido feitas uma de cada vez.

Para que possamos trabalhar menos e obter uma melhor produtividade é necessário alguns cuidados como, planejar o que vai ser feito antes de iniciar o trabalho, isso diminuirá o tempo de sua execução e evitará erros e falhas, pense de que maneira pode-se fazer bem feito e entregá-lo sem erros já na primeira vez sempre se certificando de que o trabalho seja entregue correto e completo, mantenha listas de verificação para servir de memória para tarefas que tenham itens para lembrar e/ou verificar a causa de retrabalho são erros e falta de concentração, portanto, previna possíveis falhas ou enganos ao executar qualquer tarefa revise teste e reveja pergunte novamente ao seu chefe anote se achar necessário, às vezes 10 minutos a mais pode evitar o trabalho de horas e a falta de credibilidade tanto das informações como do profissional.

Por tudo isso, quando você tiver algo importante, dedique-se exclusivamente a essa tarefa, pois você realizará algo de melhor qualidade em menos tempo, retrabalho é um grande desperdício, faça certo na primeira vez ganhe um ponto positivo com seu chefe e trabalhe menos. Vamos refletir sobre isso!

Em tempo , volto a escrever neste espaço em Fevereiro, quando retorno das minhas férias! Tenham todos uma ótima passagem de ano! Até 2012!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s