As empresas devem investir cada vez mais no treinamento de seus colaboradores, pois o desenvolvimento humano tem grande impacto nas atividades empresariais. Afinal, são as pessoas que realmente compreendem as necessidades umas das outras.

O desenvolvimento humano no trabalho, no contexto empresarial, ocorre quando o colaborador está sempre disposto a aprender. Existe uma diferença muito importante entre o aprendizado técnico e o desenvolvimento do aprendizado relacionado à cultura da empresa. Essa distinção é fundamental para a cultura organizacional. Além do conhecimento técnico, é essencial que a empresa incentive o diálogo entre os colaboradores. Assim, aquele conhecimento que não está documentado nos procedimentos pode ser transmitido de geração em geração, seja através de histórias, seja pela documentação dessas experiências.

Chamo de experiência porque os colaboradores mais antigos da empresa são aqueles que vivenciaram muitas situações e desafios, exigindo criatividade e resiliência para superar obstáculos. Nesse sentido, é fundamental integrar as gerações, unindo a experiência dos mais velhos à energia e às novas perspectivas dos mais jovens. Reflitam sobre como esse equilíbrio, promovido pelo diálogo entre as pessoas, pode inspirar novos conhecimentos, experiências e inovações.

Reforço que o desenvolvimento humano não é apenas um diferencial, mas um elemento central para a estratégia empresarial e para o crescimento profissional. O impacto positivo gerado tanto para as empresas quanto para a sociedade é muito relevante. Ao trabalharmos em ambientes mais justos, equilibrados e colaborativos, seremos capazes de atender aos anseios das novas gerações e da sociedade.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Deixe um comentário