Por Pedro Paulo Morales

Perdedor, Falha, Conselho, Medroso

Muitos profissionais ficam apreensivos quando cometem erro e as vezes se condenam por isso ou até mesmo são punidos com advertências ou até mesmo com a perda de seus empregos.

Sempre fiquei com duvida se quando cometo um erro foi um falha , um defeito no meu trabalho / processo. Para acabar com essa duvida resolvi pesquisar as três palavras erro, falha ou defeito e descobri que existem três situações diferentes de classificação quando algo da errado, vamos a elas:

-> Erro : Ação ou comportamento inadequado, reprovável e desvio moral. ( o mais grave)

-> Defeito: Quando executamos um processo e sabemos que ele esta errado ,  apresenta alguma anormalidade, porém mesmo com essa anormalidade sempre cumprimos o nosso objetivo. ( deveríamos corrigir o processo imediatamente).

-> Falha: Podemos classificar como falha sendo um ausência de observação de uma regra ou procedimento , este faz com que o processo pare mas diferente do erro não foi intencional.

Com  esse pequeno esclarecimento quero convidar você a analisar se esta cometendo ou cometeu um erro, um defeito ou uma falha. Analise isso antes de punir alguém ou se punir. O erro se pune, o defeito se corrigi e a falha é aceitável desde que tenha sido aprendida!

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s