Na hora de dispensar

Por Pedro Paulo Galindo Morales

Leitores. As empresas sempre tem o cuidado de selecionar bem as pessoas que irão fazer parte de seu time, fazem um treinamento, programas de boas vindas ou até um café com o presidente. Mas não tem o mesmo cuidado na hora de demitir seus colaboradores.

Esta tarefa sempre é feita de uma maneira muito brusca, existem empresas que dispensam o colaborador por telegrama, e mail ou até mesmo em época de natal. A dispensa é feita sem muitas explicações sobre os motivos que ocasionaram a dispensa ou quando é informado apenas é dito “Corte de Pessoal” ou ainda pior, deixam esse desligamento para ser feito em um Departamento Pessoal que não sabe os motivos da dispensa e não dão nenhuma explicação.

Quando as empresas agem assim fazem a ganhar um inimigo, pois ele se sente traído ainda mais se o chefe se ele nunca foi advertido ou tenha recebido um feedback negativo durante as vezes 5 ou 10 anos é preciso saber transmitir o recado , pode ser que o colaborador não se adaptou ao cargo ou a ao novo perfil do cargo, é preciso falar a verdade.

Para que esse colaborador não fique com raiva e vire um inimigo da empresa é preciso que a empresa ofereça um apoio para que ele encontre uma recolocação no mercado, faça uma carta de recomendação e mostre que ela ainda é importante e tem muito a colaborar com outras empresas e que infelizmente não foi possível continuar ali porque ou ela não esta se adaptando ou naquele momento o corte é preciso, o faça entender que a empresa não é uma ONG e que por isso é que ela precisa cortar custo para ter lucros.

Muitas vezes a mágoa é sempre pela maneira de como a dispensa foi feita. A reação é sempre a mesma: “Eu não merecia ser tratado daquela forma…”, por isso na hora de dispensar fale calmamente e de explicações, seja humano e honesto e ganhe um admirador. Vamos refletir sobre isso!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s