7 Dicas para Home Office em tempos de Coronavírus

Conheça sete dicas para trabalhar em casa neste tempo de Corona Vírus

Muitas empresas já estão pensando em colocar parte de seus colaboradores para trabalhar em casa para diminuir o risco de contaminação pelo Coronavírus.

Ainda existem várias dúvidas sobre o trabalho Home Office. Em uma tradução livre o termo significa trabalho em casa. Na legislação brasileira o trabalho em casa ganha o nome de Teletrabalho e é regulado pela Lei 13.467/2017 conhecida como reforma trabalhista que considera como teletrabalho a prestação de serviços feita totalmente fora das dependências do empregador, utilizando tecnologias de informação e de comunicação não se constituindo como trabalho externo.

Quando se diz que o teletrabalho pode ser feito fora das dependências da empresa não se estabelece que precisa ser feito somente em casa. Essa modalidade de trabalho pode ser realizada em shoppings, cafés, em um saguão de um hotel, um aeroporto, um parque ou em um coworking bastando que para isso o trabalhador tenha um computador e uma boa conexão na internet. Mas fique atento porque se sua empresa o colocou em Home Office é para que você se proteja da COVID-19 e não vale ficar trabalhando em locais onde existam aglomerações de pessoas ou em locais que você fique exposto a doença.

Caso a sua empresa solicite que você trabalhe em Home Office vale a pena ler essas dicas de como se comportar nesta modalidade de trabalho que estará cada vez mais presente nos nossos dias.

Para trabalhar na modalidade Home Office é importante saber que:

  1. Nem todos os profissionais podem trabalhar em casa. Existem tarefas que precisam ser executadas na sede da empresa como por exemplo quem usa ferramentas que não podem ser transportadas para fora da empresa, ou atividades que precisam de interação com o público ou de outras pessoas da empresa por exemplo.
  2. Todo o profissional que trabalha em casa deve ter em mente que deve seguir a sua rotina de trabalho como se estivesse no escritório, cumprindo suas tarefas e estar sempre disponível para tirar as dúvidas sobre alguns pontos de suas tarefas ou atendar uma solicitação de informação urgente.
  3. Para trabalhar remotamente o colaborador deve atentar para detalhes como reservar um espaço onde as crianças ou pessoas de seu convívio familiar não o incomodem constantemente bem como ter neste espaço uma boa ventilação, acesso à internet e demais facilidades.
  4. Outro ponto que se deve prestar atenção é como o profissional deve se vestir para executar o seu trabalho, vestimenta como pijamas e bermudas não são recomendados para o trabalho em casa. O indicado é que tanto homens como mulheres usem roupas confortáveis. É recomendado que os homens estejam sempre barbeados ou com barba aparadas e as mulheres com uma maquiagem leve. O uso de jeans e camisa polo sempre caem bem nessas situações e proporcionam conforto.
  5. Um ponto de grande importância é que você esteja sempre disponível para o trabalho. Algumas empresas disponibilizam direcionamento do seu ramal para o celular ou algum outro meio de comunicação. O WhatsApp ou serviços de armazenamento de armazenamento em nuvem como OneDrive ou Google Drive podem ser um grande aliado nestes tempos de Home Office.
  6. Algumas empresas estão disponibilizando cursos online para os colaboradores com a finalidade de cumprir parte da jornada de trabalho. Aproveite também este momento para investir na aquisição de conhecimentos.
  7. Siga corretamente as instruções e procedimento de sua empresa para o Teletrabalho e não fique apreensivo se algo der errado pois para muitas empresas e colaboradores são tempos de aprendizado e adaptações.

Para finalizar é muito importante que você fique em casa e saia o menos possível e siga as instruções dadas por médicos e órgãos governamentais pois a COVID-19 é altamente contagiosa. O nosso dever como cidadão (ã) nesse momento é zelar por todos para ser zelado por todos! Tenhamos fé porque essa fase irá passar!

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s