Sobre Motivação e Outras Coisas Fundamentais: Os princípios de liderança servidora do Monge e o Executivo.

Pedro Paulo Galindo Morales

O artigo fala sobre liderança dos princípios de liderança servidora do Monge e o Executivo do autor James C. Hunter em seu livro “Como se tornar um líder Servidor” Capitulo 9.

Motivação é incentivar que as pessoas repitam uma determinada ação diversas vezes através de oferecimento de uma recompensa. Quando as pessoas tomam uma determinada atitude e não são de alguma forma recompensada a tendência é que aquela ação cesse.

Motivar é na verdade influenciar e inspirar as pessoas para que elas tenham determinadas ações que as leve a realizar determinadas ações.

Os meios de motivação por premiação quando a pessoa esta satisfeita com seu trabalho não surtem mais efeito na forma da pessoa trabalhar quando isso acontece o que funciona são  os  estímulos  de  reconhecimento  como  o  elogio, apreciação e  o  reconhecimento de seu trabalho pelos colegas de trabalho e aumentar esses itens faz com que as pessoas tenham um bom desempenho profissional.

Existe uma grande diferença entre o que um gerente que e o que os liderados precisam , os gerentes quem alcançar metas e lucro e os subordinados querem estar por dentro das noticias, querem ter reconhecimento ou que seus chefes sejam mais compreensíveis com seus problemas pessoais, dinheiro vem em uma das ultimas posições.

As empresas mais bem sucedidas reconhecem o esforço de seus empregados a sua forma de agir, e nas coisas que são relevantes e boas sendo que questões trabalhistas estão  sempre  ligadas a problemas de  relacionamento e não do trabalho  em  si.

Hunter observa que os voluntários sempre desempenham o seu trabalho com dedicação e afinco porque simplesmente são reconhecidos por seu trabalho quer seja um gramado bem cortado ou um pátio de uma igreja sendo que muitas vezes essa pessoa é um profissional desmotivado pelo simples motivo de não se sentir envolto em algo especial.

As empresas mais bem sucedidas reconhecem o esforço de  seus  empregados,  a  sua  forma  de  agir, motivam essas pessoas nas coisas que são relevantes e boas. Quando há questões trabalhistas estas estão sempre ligadas a problemas de  relacionamento dentro da empresa  e não do trabalho  em  si, em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos  verificou-se que quase 70% das pessoas que se desligam de uma empresa deixam o chefe e não a empresa.

É preciso demonstrar aos liderados que o que eles fazem é importante. Eles buscam se sentir bem no trabalho e em bem consigo mesmas, elas desejam compartilhar o alvo, as estratégias e participar do sucesso, desejam serem respeitadas como pessoas, ou seja, que seu chefe se interesse realmente por eles.

A excelência muitas vezes afasta pessoas que não tem desejo sincero de melhorar, essas geralmente são os verdadeiros problemas. Uma pessoa na excelência de sua função é aquela que tem orgulho do que faz e deseja se tornar parte de algo especial e para isso ela se torna altamente comprometida.

Para liderar pessoas é preciso saber conviver com diferenças, respeitar opiniões e mais do que isso ser verdadeiro nas suas ações.

Aos jovens e aos mais de 50 anos, Hunter deixa uma mensagem que procurem se relacionar bem saiba dar equilíbrio a energia e experiência e assim todos aprenderão que liderar é servir e para servir as pessoas temos que seguir os princípios que vão nos levar a “Qualidade da liderança”

Liderança exige

Qualidade Percebida

Paciência Auto Controle
Gentileza Tratar os outros bem, se interessar pelos outros
Humildade Comportamento autentico, sem complexo de inferioridade
Respeito Tratar as pessoas com a devida importância, construir uma relação de confiança, delegar tarefas
Altruísmo Atender as necessidades legitimas dos outros.
Perdão Tolerar as imperfeições das pessoas (comportamentos)
Honestidade Não tentar enganar ninguém
Compromisso Ter coragem moral de fazer a coisa certa, lealdade para com a equipe

 O amor é capaz de transformar as relações entre as pessoas permite  que sejamos mais serenos para enfrentar os conflitos das mudanças de caráter e atitudes que precisamos para exercer uma liderança servidora, pois como esta escrito em (I João ,4:8), “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” .Vamos procurar praticar o que lemos neste 9 artigos publicados para tornar o mundo um pouco melhor!

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s